Erros do aplicativo Imposto de Renda 2024

O Meu Imposto de Renda é o aplicativo da Receita Federal do Brasil destinado aos declarantes do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF. Este aplicativo foi desenvolvido pois atualmente a maioria dos brasileiros acessa a internet via smartphones e muitos não possuem computadores em casa. Apesar do programa de declaração para computadores ser mais completo e fácil de usar, provavelmente você conseguirá fazer toda sua declaração no app Meu Imposto de Renda se assim desejar. Contudo, alguns problemas poderão acontecer durante a instalação, preenchimento e entrega da declaração. Pensando nisto, preparamos esta relação de perguntas e respostas com os principais erros ocorridos no aplicativo.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Entreguei a declaração, porém não consigo imprimir ou baixar o recibo ou a declaração e o APP informa que deu tudo certo com a entrega da declaração, mas ela foi transmitida a partir de outro aparelho. Mas estou no mesmo aparelho. O que faço?

Solução da Receita Federal: Por favor verifique se o Token da transmissão não foi removido do aparelho. Sem o Token da transmissão não é possível baixar ou imprimir a declaração ou o recibo. O Token da transmissão é um arquivo que obedece ao seguinte formato: IRPF_COMP_TRANSMISSAO_(NUMERO DO CPF)_2020.dat. Ele deverá estar nas pastas do sistema do aparelho, em: /MeuImpostoDeRenda/. Caso tenha dificuldade em localizar o arquivo, por favor instale em seu aparelho o APP ‘Files’ do Google, disponível neste link.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estou tentando entregar minha declaração, mas o APP não permite, pois ele exige o preenchimento de um código DV. O que faço?

Solução da Receita Federal: Tenha em mãos o cartão do banco onde são exibidos os dados bancários. Selecione o banco. Para agência, informe o número antes do hífen ‘-‘ que aparece no cartão do banco. Para a conta corrente, informe o número antes do hífen ‘-‘, No DV, informe o número ou letra que aparece depois do hífen ‘-‘ da CONTA CORRENTE.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Ao tentar entregar a declaração, aparece Erro 15, informando que meu CEP não está atualizado. O que faço?

Solução da Receita Federal: Verifique se o CEP, logradouro e município continuam os mesmos nos Correios. Verifique se o município vinculado ao CEP não foi informado incorretamente como Bairro/Distrito.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Sempre dá erro de comunicação com o servidor e autenticação quando abro o app no sistema Android. O que faço?!

Solução da Receita Federal: Atualize o app ‘Webview do sistema Android’ e o app ‘Google Chrome’ e tente usar somente dados móveis (3G/4G) ou somente wi-fi, feche o app do Meu Imposto de Renda e tente novamente.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Esqueci a palavra-chave da declaração e a resposta de recuperação! O que eu faço?

Solução da Receita Federal: A única forma de recuperar a palavra-chave, é pela validação da resposta de recuperação cadastrada, que deve ser idêntica a que foi cadastrada ao iniciar a declaração. A validação considera o tamanho das letras e espaços, inclusive se estão no início ou no final do texto digitado. Alguns teclados de celular incluem espaço no final e/ou marcam a primeira letra como maiúscula e o restante como minúscula automaticamente. Em outros casos, em que a maiúscula já estava selecionada como fixa, a primeira letra pode ter ficado minúscula e as demais maiúsculas. Por favor, tente novamente considerando essas possibilidades. Se mesmo assim não der certo, será possível ainda usar a opção de limpar a declaração, desde que ainda em preenchimento, a partir da lista de opções de 2020, tocando em “LIMPAR DECLARAÇÃO”, o que não exige a palavra-chave e então, após limpar, seria necessário iniciar um novo preenchimento da declaração. Se a declaração já foi transmitida, não será possível recuperá-la sem a palavra-chave.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Quando fui usar o App, mostrou na tela uma mensagem para atualizar a versão na loja de apps, mas lá não existe atualização disponível! O que fazer?

Solução da Receita Federal: Quando a atualização acaba de ser lançada, pode ocorrer alguma demora para aparecer nas lojas do Android e iOS. Por favor, tente mais tarde. Mas pode ocorre, no caso específico do Android, que algum componente desse sistema esteja desatualizado, então, tente também fazer o seguinte: abra o app da Play Store, toque nas 3 linhas do canto superior esquerdo, abra Meus Apps e Jogos, procure por atualizações de sistema pendentes e atualize. Desligue e ligue o aparelho e tente atualizar o App do Meu Imposto de Renda.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Minha DIRPF 2024 estava praticamente pronta, faltando apenas alguns ajustes. Para a minha surpresa, passei a receber a mensagem: “Erro no processamento da autenticação. Tente novamente!”. Já verifiquei alguma eventual atualização do app e reiniciei. Não adiantou. O que fazer?

Solução da Receita Federal: Neste caso, por favor tente usar somente o 3G/4G (dados móveis) e desabilitar o wi-fi. ou vice-versa, para preencher e entregar a declaração.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Fiz a declaração 2024 pelo app. Enviei e não apareceu nenhum botão para salvaguardar a entrega, ou seja, apesar de aparecer que a declaração foi transmitida com sucesso, não consigo saber o número do recibo. Preciso fazer uma retificação, como proceder se eu não tenho e-cac?

Solução da Receita Federal: Toque em 2024 para abrir a lista de opções. Toque em RECIBO para baixar o PDF do recde entrega. Com isso serão habitadas os ícones DEC e REC e o compartilhamento de arquivos da declaração.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Quando eu abro o app dá a mensagem “não foi possível comunicar com o servidor. Por favor, tente novamente mais tarde”. Começou a apresentar esse erro recentemente, porque já tinha preenchido toda a minha declaração pelo app, só falta entregar mas não estou conseguindo. Podem verificar, por favor?

Solução da Receita Federal: Abra o app da Play Store, toque nas 3 linhas do canto superior esquerdo, abra Meus apps e jogos, procure por atualizações de sistema pendentes e atualize. Desligue e ligue o aparelho e tente usar o Meu Imposto de Renda.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Retifiquei alguns IRs de anos anteriores e 2 dois apareceram um posto de exclamação em vermelho, porém quando eu clico não acontece nada. E não há qualquer tipo de informação ou dica do que seja. O que significa essa exclamação em vermelho?

Solução da Receita Federal: A exclamação significa que a declaração foi recepcionada/processada. Com isso são destacadas em vermelho as opções do recibo e extrato. O sistema envia alertas com o texto informativo sobre essas ocorrências. Isso vale para 2018 e seguintes.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estou tentando fazer minha declaração mas sempre que abro o aplicativo aparece: ERRO não foi possível fazer a comunicação com o servidor, tente novamente mais tarde. Já estou tentando a quase 1 mês e sempre aparece a mesma mensagem.

Solução da Receita Federal: Atualize os apps Webview do sistema Android e Chrome pela Play Store. Se não resolver, use somente dados móveis (3g/4g) ou somente wi-fi.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estou há três dias tentando acessar para finalizar minha declaração e após colocar a senha aparece uma mensagem dizendo que houve erro no processo de autenticação e pede para tentar novamente. O que fazer?

Solução da Receita Federal: Tente atualizar os apps webview do sistema Android e Chrome pela Play Store. Se isso não resolver, tente usar somente o 3G/4G (dados móveis) e desabilitar o wi-fi. ou vice-versa, para preencher e entregar a declaração.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Desde ontem não consigo entrar no app para dar continuidade a minha declaração de imposto de renda. Assim que coloco a senha, o app fica carregando e depois devolve com a mensagem “Erro no processo de autenticação. Tente Novamente” Já desinstalei o app, e instalei novamente e nada acontece.

Solução da Receita Federal: Tente atualizar os apps webview do sistema Android e Chrome pela Play Store. Se isso não resolver, tente usar somente o 3G/4G (dados móveis) e desabilitar o wi-fi. ou vice-versa, para preencher e entregar a declaração.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Depois que já enviei a declaração, no dia seguinte entrei p imprimir o recibo, daí, já dentro do aplicativo, ele fica pedindo a senha novamente. É isso mesmo?

Solução da Receita Federal: Pede a palavra-chave se for pela lista de opções, porque tenta baixar de novo e não pede quando toca nos ícones DEC e REC porque vai nos arquivos que já foram baixados e salvos no aparelho

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estava indo bem no preenchimento da minha declaração de imposto de renda, mas quando fui preencher o recebido acumuladamente, na opção de colocar o mês de recebimento não abre para selecionar e nem para digitar o mês, sendo que é obrigatório preencher o mês do recebimento.

Solução da Receita Federal: Por favor reduza o tamanho da fonte do aparelho para o padrão, então os botões deverão aparecer. Quando é selecionado o tamanho de fonte grande esses botões do RRA estão sendo deslocados indevidamente para a direita.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Não consigo enviar a declaração, pois diz q meu DV da CC esta errado , minha conta é da CEF. Se eu coloco BB ,o app libera, mas se eu coloco CEF, o app diz q o DV esta errado. Voces poderiam me ajudar?

Solução da Receita Federal: Informe o número da operação da conta da Caixa antes do número da conta. Se mesmo assim não der certo, por favor nos envie a foto da tela onde ocorre o problema: [email protected]

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estou com o mesmo problema “Não foi possível conectar com o servidor” não à atualizações para fazer do app, já desinstalei e instalei novamente e continua o mesmo problema, o que devo fazer?

Solução da Receita Federal: Tente atualizar os apps webview do sistema Android e Chrome pela Play Store. Se isso não resolver, tente usar somente o 3G/4G (dados móveis) e desabilitar o wi-fi. ou vice-versa, para preencher e entregar a declaração.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Ano passado fiz a declaração pelo App. Foi enviado tudo direitinho, porém não gerou qualquer arquivo DEC e REC na pasta. Com isso estou tendo que preencher tudo do zero novamente, mesmo tendo informado o número do recibo. Agora finalizei minha declaração e estou com medo de enviar e não gerar novamente.

Solução da Receita Federal: Após transmitir a declaração de 2024 informando o número do recibo de 2023, o acesso ao extrato pelo app é ativado automaticamente. Se encontrar algum problema com 2024, por favor nos envie a tela: [email protected]

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Na data de 24/04/22 tentei no decorrer de todo o dia, inclusive a noite e na madrugada do dia 25, e até o presente o momento, não consigo acessar o aplicativo. Aparece a mensagem solicitando para “Tentar Novamente Mais Tarde”.

Solução da Receita Federal: Tente desabilitar o 3G/4G (dados móveis) e usar somente o wi-fi para preencher e entregar a declaração.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Não consegui fazer a importação dos dados do ano passado, tbm não vi aquele recurso que aponta possíveis inconsistências na declaração, presente na versão desktop.

Solução da Receita Federal: Esses recursos existem no app. O arquivo DEC 2019 precisa ser compartilhado com o app e dentro da declaração, no canto superior direito, mostra se tem pendências.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Quando terminei de preencher a identificação e fui avançar, apareceu a seguinte mensagem ” Não há pendências”, o que isso quer dizer? Não preciso declarar?

Solução da Receita Federal: Significa que os campos obrigatórios foram preenchidos corretamente. Para saber se precisa declarar, por favor acesse o Perguntão no canto inferior esquerdo da tela inicial do app.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Preenchi toda minha declaração 2020. Na hora de enviar, saiu da tela e apareceu que preciso atualizar pra continuar, quando entro pra atualizar, não tem atualização nenhuma pra fazer. Eu preciso conseguir acessar minha declaração preenchida.

Solução da Receita Federal: Abra o app da Play Store, toque nas 3 linhas do canto superior esquerdo, abra Meus apps e jogos, procure por atualizações de sistema pendentes e atualize. Desligue e ligue o aparelho e tente atualizar o Meu Imposto de Renda.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: O sistema não está respondendo. parece que está fora do ar ou algo assim… A palavra chave mesmo correta, não é aceita como válida e é necessário ficar alterando. É possível verificar?

Solução da Receita Federal: A falha que mostra a mensagem de erro de autenticação, que não passa da palavra chave ou da pergunta e resposta está sendo verificada.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Todos os dias dá erro ao conectar com servidor, tente mais tarde, e a gente perde dias pra poder completar o IRPF por conta dessa falha no app.

Solução da Receita Federal: Tente atualizar os apps webview do sistema Android e Chrome pela Play Store. Se isso não resolver, tente usar somente o 3G/4G (dados móveis) e desabilitar o wi-fi. ou vice-versa, para preencher e entregar a declaração.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Em pagamentos efetuados > 70 – aluguéis de imóveis o app só aceita cadastro de cpf, mas preciso colocar cnpj. Como faço? Não encontrei nenhum contato de suporte. Meu aparelho é um Samsung s9.

Solução da Receita Federal: É no código 70 mesmo: até o 11º dígito, mostra a máscara do CPF, ao digitar o 12º dígito sai a máscara e quando é digitado o 14º dígito aparece a máscara de CNPJ. Se mesmo assim não conseguir, por favor nos envie a tela com a mensagem de erro: [email protected]

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Preciso saber como acesso ao numero do recibo do ano passado. A mensagem diz que não posso acessar pois foi enviado de outro aparelho. E não mudei de aparelho. Como faço para concluir se não tenho esse número só recibo anterior?

Solução da Receita Federal: Verifique o conteúdo da pasta MeuImpostoDeRenda dentro a área de armazenamento do aparelho. Ela deve conter os arquivos de 2023. A declaração de 2024 pode ser entregue deixando o número do recibo de 2023 em branco.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Meu celular atualizou e resetei ele, instalei o programa, cai na tela ” usuário não autorizado” mesmo sem digitar nada. O que seria esse problema?

Solução da Receita Federal: Esse erro ocorre quando por falha de comunicação com os serviços do app. Deveria ser temporário. Se continuar, por favor nos envie a foto da tela: [email protected]

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estou com erro no preenchimento de valor no campo de pagamentos, não se trata de rendimentos e não consigo preencher com cnpj o campo esta habilitado apenas para cpf.

Solução da Receita Federal: Para informar rendimentos recebidos de um CNPJ, por favor vá em Rendimentos > Tributários, Deduções e Retido na Fonte.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Gostaria de saber se para fazer é preciso te certificado digital, ou apenas preenchimento? É a primeira vez que faço e queria fazer eu mesma.

Solução da Receita Federal: Não precisa ter certificado digital.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Eu não consigo ratificar minha declaração pois fala que minha palavra chave esta errada .Só que tenho quase certeza que esta correta,como excluir e fazer de novo?

Solução da Receita Federal: Toque em ‘Esqueceu a palavra-chave?’ para tentar recuperar a palavra-chave. O app diferencia maiúsculas, minúsculas e espaços, inclusive se estão no meio, início ou no final do texto digitado. Verifique se tem espaço no final e/ou primeira letra como maiúscula e o restante como minúscula e vice-versa.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Por favor corrijam o erro que não permite que eu coloque o mês da tributação de ajuste anual, impedindo que eu salve as informações e conclua meu IRPF!

Solução da Receita Federal: Reduza o tamanho da fonte do aparelho para o padrão, então os botões deverão aparecer. Quando é selecionado o tamanho de fonte grande esses botões do RRA estão sendo deslocados indevidamente para a direita.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Depois da última atualização só ta dando erro. Eu já estava na fase final de preenchimento e agora ta dando erro. Aparecendo que aconteceu um erro inesperado.

Solução da Receita Federal: Abra o app da Play Store, toque nas 3 linhas do canto superior esquerdo, abra Meus apps e jogos, procure por atualizações de sistema pendentes e atualize. Desligue e ligue o aparelho e tente usar o Meu Imposto de Renda.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Não consigo ver o recibo da retificação. Estou no celular onde foi feito o processo e não abre em nenhum dos dois.

Solução da Receita Federal: O recibo é liberado alguns minutos após a transmissão. Por favor tente novamente. Toque na opção Recibo, depois de tocar no ano desejado dentro da lista de declarações do app.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Só queria saber como sei q tá tá enviado minha declaração e se é obrigatório validar o dispositivo?

Solução da Receita Federal: A ativação do dispositivo é opcional e ocorre automaticamente se a declaração de 2020 for transmitida informando o número do recibo da declaração de 2019. A ativação serve para receber alertas sobre o processamento da declaração transmitida e permitir acesso ao Extrato da Declaração pelo app.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Não está fazendo a ativação do dispositivo. Apenas diz, erro tente mais tarde.

Solução da Receita Federal: A ativação servirá para acompanhar o processamento de todas as declarações do CPF entregues e depende de cadastrar primeiro o dispositivo no e-CAC em um computador. Mas quando a declaração de 2020 é transmitida pelo app informando o nr. do recibo de 2019, a ativação é automática.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Errei o ano e não tem como consertar para fazer o ano correto. Coloquei ano de 2023 sendo que estamos em 2024, ou seja tinha que por os dados na parte correspondente a 2024, pra poder declara a de 2023.

Solução da Receita Federal: Retifique a declaração do ano incorreto, corrigindo os valores informados e entregue a declaração do ano correto. Exemplo: A de 2024 considera fatos de 2023 (rendimentos, pagamentos, bens, etc), a de 2023, fatos de 2022.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Apresentando erro: Não foi possível comunicar com o Servidor. Por favor, tente mais tarde. Não tem como enviar declaração. 28/04/2020 Tentei e continua do mesmo jeito!

Solução da Receita Federal: Tente desabilitar o 3G/4G (dados móveis) e usar somente o wi-fi para preencher e entregar a declaração.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Como faço pra fazer outra senha pra acessar. Só indo lá pois a receita Federal não está funciona do. Não consigo acessar sem a senha.

Solução da Receita Federal: Toque em ‘Esqueceu a palavra-chave?’ para tentar recuperar a palavra-chave. O app diferencia maiúsculas, minúsculas e espaços, inclusive se estão no meio, início ou no final do texto digitado. Verifique se tem espaço no final e/ou primeira letra como maiúscula e o restante como minúscula e vice-versa.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: O aplicativo esta dando erro ao preencher o dígito das contas poupança da caixa econômica Federal, tentamos em mais de uma conta e o erro persiste.

Solução da Receita Federal: Informe o número da operação da conta da Caixa antes do número da conta. Se mesmo assim não der certo, por favor nos envie a foto da tela onde ocorre o problema: [email protected]

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Instalei o aplicativo, mas ele não inicia fica só carregando na tela inicial.

Solução da Receita Federal: Tente atualizar a versão do Android do aparelho. A versão mais recente do Android é a 10. Mantivemos a compatibilidade com versões mais antigas do Android para não prejudicar quem ainda estiver conseguindo usar o app com elas.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Quero saber da minha restituição vocês estão mais lentos que os correios.

Solução da Receita Federal: Na tela inicial do app toque no ícone inferior direito Outros aplicativos e em seguida em Consulta Restituição. Quando a restituição for liberada a data de pagamento sera exibida.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Depois que transmitir o arquivo fixou tudo certo e finalizou porém quando entro novamente está com um símbolo de wi-fi com cadeado sabe me informar o que houve?

Solução da Receita Federal: O símbolo de wi-fi significa que o recebimento de notificações sobre o processamento da declaração entregue foi ativado pois na declaração transmitida foi preenchido o número do recibo da declaração do ano anterior. Ao tocar no símbolo exibe uma mensagem e ao tocar na interrogação mostra os detalhes desse serviço.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Como faço para usar o certificado digital no APP e importar a declaração pré preenchida pelo empregador?

Solução da Receita Federal: O app não aceita certificado digital e não recupera a pré-preenchida. Neste caso, por favor use um computador e vá ao e-CAC > Meu Imposto de Renda(Extrato da DIRPF) > 2024 > ‘Preencher declaração online’ ou o baixe e instale o programa IRPF 2020.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Tem um erro ao lançar rendimento acumulado, o app torna obrigatório o mês, porém não permite inseri-lo.

Solução da Receita Federal: Reduza o tamanho da fonte do aparelho para o padrão, então os botões deverão aparecer. Quando é selecionado o tamanho de fonte grande esses botões do RRA estão sendo deslocados indevidamente para a direita. Qualquer dúvida, por favor entre em contato: [email protected]

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Pede atualização, tento baixar e não consigo. Fica girando, girando…e nada acontece. Já estou tentando a dias e nada acontece. Depois que relatei problemas foram prontos em ajudar. Consegui atualizar, só q pede número recibo 2019, não tenho. Vcs sabem como faço para adquirir?

Solução da Receita Federal: Isso não deveria ocorrer. Por favor, abra o app da Play Store, toque nas 3 linhas do canto superior esquerdo, abra Meus apps e jogos, procure por atualizações de sistema pendentes e atualize. Desligue e ligue o aparelho e tente atualizar o Meu Imposto de Renda.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Como falei no App não aparece a opção doenças graves para mim. Eu sei que é primeira pergunta mas não tem. Também não aparece campos apos o numero da declaração anterior como titulo e etc… Vcs estão recebendo pelo computador? No meu não está habilitado a aba Nova declaração, clico e não acontece nada.

Solução da Receita Federal: Existem duas versões para computador: uma no e-CAC, que é o Meu Imposto de Renda(Extrato da DIRPF) e outra para baixar e instalar, que é o programa IRPF 2020. Ambas disponíveis pelo sítio da Receita Federal na internet: rfb.gov.br

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Consegui fazer minha declaração ,já gerei o código cac,e autorizei acesso móvel,para ativar meu Cel,para poder abaixar a declaração,porém quando clico para acompanhar o imposto,coloco o nome do dispositivo é o código,aparece que o nome tá errado,o código tá errado.

Solução da Receita Federal: A declaração de 2020 foi entregue informando o número do recibo de 2019 a ativação é automática. Tente baixar o recibo e declaração novamente pelo app. Caso encontre algum problema, por favor entre em contato: [email protected]

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Sei a palavra-chave e o app acusa que está incorreta. Vou em “esqueci a senha” e vejo a pergunta para redefinição da senha, sei a resposta da pergunta e o app acusa que minha resposta está incorreta. Nota 0. Perdi o acesso à minha declaração.

Solução da Receita Federal: Toque em ‘Esqueceu a palavra-chave?’ para tentar recuperar a palavra-chave. O app diferencia maiúsculas, minúsculas e espaços, inclusive se estão no meio, início ou no final do texto digitado. Verifique se tem espaço no final e/ou primeira letra como maiúscula e o restante como minúscula e vice-versa.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Acabei preenchendo errado, agora tento acessar a opção de limpar ou retificar e não acessa por causa da senha, fica dando erro de notificação mesmo a senha estando certa, não consigo sair do lugar.

Solução da Receita Federal: A função LIMPAR DECLARAÇÃO, que aparece quando a declaração começou a ser preenchida, mas ainda não foi transmitida, não deveria exigir senha. Por favor, tente novamente, mas se continuar com problema, por favor nos envie a foto da tela onde isso ocorre: [email protected]

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: O app é muito bom, porém estou com uma dificuldade, não consigo declarar os pagamentos feitos em instituição no exterior. Seria o código 2, mas não aparece na lista. Podem me ajudar?

Solução da Receita Federal: Dentro da declaração, abra o menu lateral esquerdo. Abra as configurações, marque Sim para interesse no exterior, toque em salvar e procure pelo pagamento de código 2 para adicioná-lo.

Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Troquei de equipamento e não consigo mais imprimir ou baixar a declaração e o recibo. O que faço?

Solução da Receita Federal: Neste caso, só há duas maneiras de recuperação:

Na internet, página do e-CAC, para quem tem certificado digital (que garante a autenticidade do usuário).
Nas unidades da RFB, após agendamento, presencialmente ou através de procuração.

Em caso de dúvidas sobre o atendimento, por favor tente diretamente pelo e-mail corporativo da unidade mais próxima da sua residência:

  1. Vá em: http://receita.economia.gov.br/contato/unidades-de-atendimento ;
  2. Role a tela para baixo e selecione a unidade da federação de sua residência;
  3. Role para baixo até a tabela Unidades de Atendimento-Endereço de E-mail Corporativo ;
  4. Localize a unidade mais próxima da sua residência;
  5. Encaminhe a sua solicitação para o e-mail corporativo correspondente.

Veja também os erros da conta gov.br.

178 comentários em “Erros do aplicativo Imposto de Renda 2024”

  1. Toda vez que abro o aplicativo IRPF24 no meu note com Windows 10, trava o note, consome quase 100% da memória RAM. E não abre nenhum menu do aplicativo para realizar o cadastro dos dados. Tenho que finalizar pelo gerenciador de aplicativos para o note voltar ao normal.

    Responder
  2. Ocorreu um erro inesperado na versão 1.1 do IRPF 2024 e a declaração não foi transmitida.” diz que se persistir informar a Ouvidoria da Min da Fazenda.

    Responder
  3. Ola boa tarde
    estou tentando enviar pela quarta vez a declaração e apresenta erro de versão “Ocorreu um erro inesperado na versão 1.1 do IRPF 2024 e a declaração não foi transmitida.” diz que se persistir informar a Ouvidoria da Min da Fazenda.

    Responder
  4. No preenchimento do contato aparece formato invalido para telefone. Como proceder para resolver esse problema, pois sem ele não avança o preenchimento

    Responder
      • Não consegui reproduzir o erro que vocês estão enfrentando aqui. Qual número estão colocando?

    • você deve ter marcado o campo que está escrito “HOUVE MUDANÇA NAS INFORMAÇÕES DE CONTATO ?” como não, por isso o sistema não te deixa alterar os dados. desmarca e provavelmente será possível fazer a alteração.

      Responder
  5. Ocorreu um problema com o seu login
    [IRPF 2022]: Ocorreu um erro durante a solicita�o de acesso a dados do contribuinte. Ocorreu um erro inesperado. Se quiser acessar novamente: retorne para o programa do Imposto de Renda

    Como resolver esse problema?

    Responder
  6. Baixando a pré preenchida já veio com impedimento de dados que travam a remessa.
    1/ Valores não reais:
    ** a/ informação de rendimentos tributáveis: 100.000,00;
    ** b/ rendimentos isentos 65 anos : 35.000,00. ( isso na informação do pagador).

    *** n pre preenchida consta:
    a/ ………………… 65.000,00
    b/ ………………… 35.000,00.

    *** mesmo acertando os valores consta o impedimento de transmissão considerando a parcela ref isenção por 65 anos.

    Caso desejem analizar posso mandar as imagens por e-mail. Obrigado.

    Responder
  7. Oi, estou com problemas para importar o demonstrativo de ganho de capital no IRPF 2023. Quando abre a janela de importação, o programa não enxerga o arquivo .dbk. A janela fica em branco. Alguém saberia uma solução?

    Responder
  8. Quando clico em “Compartilhar Arquivos” em qualqer dos anos de declaração entregue, o APP retorna o erro:
    “Informação
    Ocorreu um erro inesperado. Será necessário reiniciar a aplicação.”
    E volta para o login.
    O aplicativo está atualizado, já desinstalei e instalei novamente, mas ainda assim o erro persiste.

    Responder
    • Pra resolver o problema do formato inválido vc pede pra trocar as informações de endereço e põe um outro cep aleatório… Aí ele vai sumir o erro… Daí vc vai e digita de novo o seu cep correto q vai dar certo.

      Responder
  9. Consigo acessar o aplicativo no entanto ao tentar começar a declaração o APP diz que devo utilizar um sistema Android ou iOS. Utilizo um Motorola G6, Android

    Responder
  10. A minha conta tem como DV o número 0, mas não aceita . A cada tentativa de colocar DV surge a mensagem de que o DV é inválido e não permite enviar a declaração ,estou cansado de tanto tentar enviar a declaração.

    Responder
    • Provavelmente já conseguiu resolver, também tive essa dificuldade, único número que aceitou foi 6, como DV, era conta da CEF.

      Responder
  11. Instalado o programa no WIN10 64, o programa abre, porém fica a tela fixa “verificando atualização” e não sai dali

    Responder
  12. Declarei pelo App.Estou tentando fazer o pagamento mas que aceito os termos e aperto em entrega me diz que “Houve uma falha na transmissão.Tente novamente” ja tentei, com wifi, 4g e ate ja instalei e desinstalei.Dessa forma não vou conseguir entregar o IR.

    Responder
  13. Minha declaração mostra como entregue, mas não gerou o comprovante ? A TRANSMISSÃO NÃO FOI CONCLUÍDA .R02 – JÁ CONSTA DECLARAÇÃO ORIGINAL PARA ESTE CPF

    Responder
    • Emite a Declaração no entanto após o envio aparece a declaração tanto no campo “EM PREENCHIMENTO” como no campo “TRANSMITIDAS”, eu tentei emitir novamente e da a mensagem que foi emitida.

      Responder
  14. Não encontrei no App o campo para colocar meu pix ou dados bancários para recebimento da restituição… Onde fica por favor ?

    Responder
  15. Estou preenchendo minha declaração de forma online. Entrando pelo site (ecac) ou pelo aplicativo tenho o mesmo problema: consigo fazer login, chegar à declaração de 2022, porém ao clicar no link “continuar preenchimento”, nao carrega a proxima tela. Já fiz a alteração de bronze para prata e nao adiantou. Preciso de ajuda pois minha declaracao estava quase pronta. Obrigada!

    Responder
      • Estou com o mesmo problema. A declaração está quase finalizada e não consigo continuar o preenchimento. É mostrado o ícone de “carregando” que logo some e então volta na mesma página. Tentei com browsers diferentes, computadores diferentes e no app do celular, todos não passam da página de carregamento.

    • Bom dia Juliana! Eu tive o mesmo problema. Avaliei o app e coloquei nos comentários sobre o problema e também mandei um e-mail que consta no próprio app da receita sobre o problema. Creio que se todos que tem esse problema fizer isso a resolução será mais rápida.

      Responder
  16. Olá pessoal, eu consegui fazer a transmissão do meu IR porém, volto para imprimir o recibo e o documento e recebo um erro Atenção! Ok, ok. Já tentei várias vezes e em duas diferentes e não consigo abrir os documentos. Alguma ideia?

    Responder
  17. Prezados,
    Não consigo enviar minha declaração, pois acusa erro E15 – O Endereço do CPF XXX precisa ser atualizado no cadastro da Receita Federal. Sugere que seja assinalada SIM quanto a mudança de endereço. O endereço não foi alterado, porém assinalei como se tivesse e atualizei o telefone. Já reinstalei o app, estou na versão 1.3. Continua acusando o mesmo erro. Já fiz desinstalação completa. Lancei manualmente tudo outra vez e nada. Continua com o mesmo erro. Conseguem ajudar?

    Responder
    • Ismael,
      Confira nos Correios se o CEP informado ainda existe. Se estiver OK, coloque um endereço igual a uma declaração antiga sua. Se mesmo assim não funcionar, o jeito será fazer a declaração direto no eCac.

      Responder
  18. não consigo baixar o recibo de entrega e a cópia da declaração. Está aparecendo uma mensagem dizendo: erro ao tentar recuperar a segunda via…

    Responder
  19. Boa noite.
    O SITE – e-cac está dando erro que a declaração foi declarada em outro dispositivo, não gerando a impressão da declaração. Logo se for nos outros ícones para impressão da a mensagem que precisa de cadastro no gov.br, prata ou ouro, porém tenho cadastro ouro a mais de um mês e mesmo assim não libera a declaração completa. O pior é quando se trabalha com clientes, como vou explicar isso para o cliente.

    Responder
  20. Estou tentando declarar o imposto de renda de 2020, e fica o tempo inteiro apresentando o erro abaixo, e isso só ocorre quando vou preencher 1 campo: “Rendimentos Recebidos”.
    Mensagem do erro: “Ocorreu um erro inesperado. Será necessário reiniciar a aplicação”.
    E não sai disto, preciso URGENTE resolver, pois se trata da regulação cadastral de um familiar internado com COVID, e preciso dar entrada em uma série de papeladas, que não está sendo possível por conta disto.

    Responder
  21. Estou tentando recuperar minha senha mas ele não aceita a resposta da pergunta, que é muito obvia para mim. A opção que eu tenho é limpar a declaração, porém está pedindo senha para isso também. O que eu faço?

    Responder
      • Não consigo dar início à declaração porque, segundo o app, há divergências com a minha data de nascimento, sendo que sempre fiz a declaração informando a mesma data.

      • Pessoal, como o prazo já está chegando ao fim, sugiro fazer a declaração em um computador e não no celular.

  22. Bom dia. O aplicativo que abre o programa dá ERRO e não consigo abri-lo. Se baixar o programa novamente perderei os dados das declarações que já enviei?
    Grato

    Responder
  23. Ao tentar retificar minha declaração no App ocorreu um erro, e após isso não consigo mais visualizar nenhuma das declarações já transmitidas, somente meu nome. E ao acessar o e-CAC para retificar online, recebo uma mensagem de erro dizendo que só é permitido o acesso por Android ou IOS. O que fazer?

    Responder
  24. Estava quase finalizando meu ir pelo app e de um dia para o outro, quando acesso, diz que preciso ativar/ autorizar o celular para continuar.

    Responder
    • Também Estou com esse problema. O pior é que já finalizei minha declaração, mas não tenho acesso a nada e não salvei o número do recibo e ainda preciso imprimir minha darf

      Responder
    • Aconteceu o mesmo comigo. Estava com a declaração toda preenchida. Agora não consigo mais visualizar nada. Já inclusive autorizei o dispositivo como tem pedido e nada. Me ajudem!

      Responder
  25. Olá bom dia!
    Eu não estou conseguindo dar continuidade na minha declaração
    Não estou conseguindo lembrar, já coloquei de várias formas e sem resultado
    Não consigo também limpar a declaração pra fazer uma nova palavra chave, porque diz que o meu CPF já tem uma palavra chave, e não posso dar continuidade na declaração sem a palavra chave!
    O que devo fazer?

    Responder
  26. Boa noite, quando lanço os dados,coloco não não cônjuge e não para deficiência ou alguma coisa,e fica com ponto de interrogação como falta lançar,sendo que coloco não.

    Responder
  27. Olá. Minha declaração está quase pronta, faltando apenas informar o ganho com a venda de uma ação. Esse valor foi inferior a R$ 20.000,00, portanto devo declarar em “Rendimentos isentos e não tributáveis > 20 – ganhos líquidos em operações no mercado à vista de ações negociadas em bolsas de valores…”.Porém, ao preencher todas a informações e apertar em “OK” nada acontece, a informação não é salva, como se não tivesse apertado em “OK”.
    Como posso resolver esse problema?

    Responder
  28. Já preenchi quase toda a minha declaração, falta apenas um pequeno dado e conferir o que já foi feito para enviar, ocorre que não consigo abrir a declaração, o programa abre normalmente mas a minha declaração não. Já tentei várias vezes, em várias datas e horários mas não consigo.

    Responder
  29. Tenho o app no notebook e agora não abre, só aparece ERRO e uma Exclamação. Já desinstalei e instalei novamente e não adiantou. Tenho mais de 100 declarações e não sei o que fazer para não perder.

    Responder
  30. Boa tarde.
    Em 2020 usei o APP IRPF Android para fazer a minha declaração.
    Agora, em 2021, estou querendo utilizar o APP para fazer a declaração de 2021, mas pede para atualizar o APP.
    Ocorre que vou na Play Store Google e quando clico para atualizar, só aparece mensagem de erro “DEU ALGO ERRADO.TENTE NOVAMENTE”. Estou a quase uma hora tentando atualizar o APP, mas a mensagem continua aparecendo.

    Responder
    • Eduardo,
      Em vez de atualizar, tente antes fazer a desinstalação completa do aplicativo e limpeza dos dados. Em seguida proceda com a instalação.

      Responder
  31. Boa tarde!
    Estou tentando acessar minha declaração para terminar o preenchimento e não estou conseguindo. Aparece a mensagem que a senha está incorreta. Mas em relação as declarações anteriores mantive a mesma senha. Não sei o que está acontecendo. Mas então tentei recuperar a senha e solicitou a palavra-chave, o problema é que esqueci a palavra-chave. Bom, resolvi tentar limpar a declaração conforme é orientado em mensagem do próprio APP, mas mesmo assim fica pedindo a bendita palavra-chave. Já fiz a limpeza do cache e dados do aplicativo, já desinstalei e reinstalei, mesmo assim não tá dando certo. O que fazer?

    Responder
  32. Não consigo iniciar minha declaração, pede para eu criar a senha e a pergunta para caso eu esqueça a senha mas a senha está funcionando e sei a pergunta e a resposta mas só fica nesse looping, tento cadastrar mesmo já tendo a aparece a mensagem “Unexpected end of JSON input

    Responder
  33. Esqueci a palavra chave e não consigo limpar a declaração para voltar a preencher do zero, porque ao clicar em limpar também pede a palavra chave

    Responder
    • Andrea,
      Tente limpar os dados e o cache do app como mostra no vídeo abaixo. Se mesmo assim não resolver desinstale o app e instale novamente. Me fala se deu certo.

      Responder
      • Limpei cachê e dados. Desinstalei e instalei novamente e continua com mesmo problema. Seleciono limpar e pede chave.nqo dei certo.

      • Então não sei o que pode ser,
        Mande um email para [email protected].
        Se te responderem me fale aqui, mas se demorarem muito é melhor tentar em outro aparelho.

  34. Estou selecionando a opção Limpar Declaração é mesmo assim continua pedindo a Palavra Chave. Já desistalei e instalei novamente o aplicativo é mesmo assim na da certo.

    Responder
  35. Bom dia a todos. Pois bem, não consigo lembrar a resposta da palavra chave, e quando vou limpar a declaração o aplicativo pede a palavra chave também. Por esse motivo não consigo entrar no aplicativo. Aguardo. Obrigado.

    Responder
  36. Acessei o APP Meu Imposto de Renda ontem e estava tudo normal, quando entrei novamente hoje, a declaração do exercício 2020 que estava “transmitida” agora está “em preenchimento” Atualizada em 18/03/2021.
    Esse exercício já estava encerrado, entrei no e-CAC para confirmar e a situação está “Processada” entregue em 31/03/2020 17:54:40.
    O que aconteceu? Como o APP reabriu esse envio?

    Responder
  37. Olá! Eu li alguns comentários de pessoas com o mesmo problema. Eu preenchi a declaração e quando tento acessar aparece a mensagem (erro !). Por favor, voce sabe qual canal de suporte para esse problema? Eu já acessei o site da Receita, mas não identifiquei nada.

    Eu baixei o programa IRPF 2021 no notebook como sempre faço. Já reinstalei reiniciei o computador mas nao abre o programa.

    Muito obrigada

    Responder
    • Gracia,
      Alguns colegas relataram que este procedimento deu certo:
      1 – Clique com o botão direito do mouse no atalho do programa;
      2 – Selecione a opção “Propriedades”;
      3 – Clique no botão “Abrir Local do Arquivo”;
      4 – Já na janela de pastas, abra a pasta “aplicacao” e depois a pasta “dados”;
      5 – Exclua os arquivos iddeclaracoes.conf e iddeclaracoes.xml.

      Responder
      • Caros, eu já não sei mais o que fazer. Já fiz desinstalação COMPLETA, preenchi manualmente tudo outra vez. Estou usando a versão baixada hoje que é a 1.3. O erro simplesmente permanece o mesmo. Já apaguei os 2 arquivos sugeridos acima (.conf e .xml). Continuo com o mesmo problema. Não é possível. O problema está na aplicação. Precisam gerar uma nova versão que efetivamente corrija a causa raiz. Provavelmente o problema não é generalizado e a depender de alguma informação preenchida ele ainda acusa o bug. Precisam corrigir efetivamente e gerar uma versão satisfatória e em tempo hábil. Agradeço se puderem me orientar/ajudar a sanar minha dificuldade.

  38. PELO AMOR DE DEUS, ME AJUDEM!

    ESTOU TENDO O MESMO PROBLEMA DE MUITA GENTE AQUI!

    Uso MacBook, finalizei o meu Imposto de Renda, mas na hora de enviar fala que só pode enviar se atualizar.
    Acontece que ao atualizar aparece essa mensagem: “Ocorreu um erro durante a atualização do programa IRPF2021”

    ENTÃO EU ESTOU EM UM IMPASSE COMPLETO!
    PRECISO ATUALIZAR PARA ENVIAR, MAS A ATUALIZAÇÃO DÁ ERRO.

    IMPOSSÍVEL EU DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA!

    JÁ PREENCHI TUDO!

    POR FAVOR ME AJUDEM!

    Responder
    • Olá Victor,
      Sugiro fazer um backup da sua declaração em uma pasta segura e depois desinstalar o programa. Feito isto limpe a pasta de instalação e baixa a nova versão e instale. Abra o programa e importe seu backup e tente enviar. Depois me fala se deu certo.

      Responder
    • Baixe a nova versão do programa IRPF 2021 para MAC diretamente do Site da Receita. Ao abrir novamente o aplicativo voce não mais receberá mensagem para baixar a nova versão.Toodos os seus dados estarão preservados. Fiz assim e funcionou.

      Responder
    • Tive o mesmo erro no linux. Rodei como `supersuer` no Linux e a atualização é feita com sucesso.
      “`sudo java -jar irfp.jar“`
      Quando o programa reinicia ele não encontra seus dados (devido ao fato de ter executado como outro usuário). Basta fechar o programa e abrir novamente como usuário normal.
      Sei que é um pouco técnico, mas espero ter ajudado a outros que tb passaram por isso.

      Responder
      • Essa foi a única dica que me ajudou. Obrigado!
        Para quem instalou o programa seguindo orientações do site do edivaldo brito, basta rodar o cmdo: “sudo java -Xms128M -Xmx512M -jar /opt/irpf2021/irpf.jar”.

  39. Declarei o ano errado no meu emposto de renda como faço para arrumar?não consigo declarar o ano correto agora

    Responder
  40. Não estou conseguindo atualizar a versão 1.2, informa que a transferencia de arquivo foi concluída, porém depois aparece a seguinte informação: Ocorreu um erro durante a atualização do programa IRPF2021. Estou usando Macbook.

    Responder
  41. Bom dia
    estou com um problema na instalação IRPF2021 – O programa foi instalado normalmente no meu notebook, Windows 10, sistema 64 btis – quando vou abrir o programa aparece a mensagem: – ” erro inesperado o aplicativo será encerrado”.
    o que eu faço?

    Responder
  42. Olá, boa tarde! Mesmo problema de alguns colegas acima, na atualização para a versão 1.2. O arquivo é baixado porém ao tentar executá-lo ocorre algum erro durante a atualização. Não é possível entregar a declaração sem esta atualização, e assim não consigo evoluir. Possivelmente é algum erro ligado ao JAVA. Por favor alguma orientação? Obrigado.

    Responder
  43. Bom dia.
    Esqueci a palavra chave e a resposta, quando clico em limpar declaração que está em preenchimento e pede a palavra chave, e não consigo iniciar uma nova declaração.

    Responder
  44. Boa tarde!
    Baixei o Programa de Imposto de renda IRPF2021 versão 1.1 no computador Mac, com a declaração totalmente preenchida, pronta para ser enviada sem ter dado nenhum problema, pendência “zero”. Entretanto aparece uma versão 1.2 de atualização, e após feito, aparece o seguinte erro: “Ocorreu um erro durante a atualização do programa IRPF2021”. Nada mais! Como proceder? Posso enviar na versão 1.1 sem problema? Obrigado!!!

    Responder
  45. Fiz a declaração via web. Foi transmitida e já esta em fila de restituição. porem toda vez que tento imprimir a declaração, fala que a declaração foi feita em outro computador e não consigo imprimir a mesma. O devo fazer?

    Responder
  46. Boa noite, fiz o download do programa IRPF 2021 (versão 0) para o meu macOS High Sierra versão 10.13.6
    (iMac – 21.5-inch, Mid 2011). Até então tudo normal. Realizei o preenchimento das informações sem problema. Apos alguns dias de uso ao tentar usar a opção “ajuda” aparece a informação: “O ICEpdf não conseguiu abrir o ficheiro especificado em /Library/Application Suport/IRPF2021/AjudaIRPF.pdf… O Ficheiro pode estar corrompido ou não ser um tipo de ficheiro suportado. Hoje(10-03-2021) ao abrir o programada tentei atualiza-lo para a versão1.2. Apareceu a mensagem : X Ocorreu um erro durante a atualização do programa IRPF2021. Estou com a minha declaração e da minha esposa concluídas . Posso enviar sem atualizar ? Desde já agradeço .

    Responder
  47. Não consigo atualizar o programa para versão 1.2 no Mac.
    Recebo uma mensagem de erro e não aceita o envio da declaração na versão 1.0.
    O que faço?

    Responder
  48. – Boa tarde!
    – Pessoal para corrigir o erro no Programa do Imposto de Renda de 2021: O programa não abre e aparece um ponto de Interrogação em vermelho.
    – Clique no atalho do programa com o pontão direito e vá no local do arquivo, Aplicação, dados(dois cliques) e exclua: iddeclaraços conf. e também exclua iddeclarações. O Programa devera abrir normalmente. Abraço!

    Responder
  49. Baixei o app IRPF2021 para Mac. De cara ele pede uma atualização do programa para ser feita ( da versão 1.1 para 1.2). Ao fazer isso depois do download ser dado como OK … na hora de reinicializar o programa aparece a mensagem “ocorreu um erro durante a atualização do programa IRPF2021”. O que devo fazer? se eu ignorar a atualização é possível preencher tudo sem problemas.. mas temo que algo possa estar errado.

    Responder
  50. Estou tentando entregar a declaração do notevook, entretanto, aparece a nota:
    ERRO! O arquivo não foi transmitido. Nenhum dos servidores respondendo ao pedido de conexão. Como solucionar?
    Grato

    Responder
    • Rudinei,
      Pode ser erro na sua internet ou erro no próprio servidor da Receita.
      Tente em outro horário o envio.

      Responder
  51. esta dando esse erro quando tento enviar
    ERRO! O ARQUIVO NAO FOI TRANSMITIDO. Nenhum dos servidores respondeu ao pedido de conexão. Verifique a configuração da rede se esta de acordo …

    Pergunta o que pode ser ja fiz de tudo até instalei o java o programa mas continua com o mesmo erro…

    Responder
  52. Preenchi toda a declaração e estava aguardando um documento. Quando abri novamente apareceu a mensagem de atualização. No entanto quando o aplicativo vai encerrar para completar a atualização, acusa um erro e não consigo atualizar para entregar a declaração. O que faço?

    Responder
    • Maria,
      Caso não esteja conseguindo abrir o programa novamente ou não esteja conseguindo atualizar, sugerimos desinstalar, baixar a nova versão e instalar novamente. Para não perder seus dados, faça antes um backup do arquivo iddeclaracoes.xml localizado na pasta C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2021\aplicacao\dados e faça também uma backup das subpastas que estão dentro desta pasta. Cada declaração que você fez tem uma subpasta com o nome correspondente ao CPF da declaração.

      Responder
  53. Eu baixei o programa de Imposto de renda pessoa fisica 2021 para Mac Os e, ao executa-lo, aparece uma mensagem de erro “IRPFPGD encerrou inesperadamente.”
    Eu atualizei o Java mas não adiantou. Alguém sabe me orientar?

    Responder
  54. Depois de fazer e entregar 1 declaração em 01.03.2021 DO IRPF 2021em UM NOTEBOOK, aparece mensagem de ERRO E APENAS UM PONTO DE EXCLAMAÇÃO quando tento abrir novamente o programa.
    WEBWIEW ATUALIZADO, CHROME ATUALIZADO, EXCLUI E REINSTALEI PROGRAMA IRPF 2021.

    Responder
  55. não estou conseguindo retificar a declaração do IR pelo app aparece mensagem de”não é possivel obter o arquivo da declaração desta plataforma. Utilize o programa gerador de declaração irpfp retificação”

    Responder
  56. Boa noite, Instalei o programa de IRPF/2021 no PC versão Windows e já havia preenchido algumas declarações normalmente. Porém, estou tentando acessá-lo e tá aparecendo uma mensagem de “ERRO” com apenas um ponto de exclamação. Qual o procedimento para fazer a correção?

    Responder
    • No celular não está dando certo, aparece erro validador, transmissão não foi concluída R02, já consta declaração original, mas ao abrir a declaração no aplicativo não aparece a transmissão e nem a aba para retificar, oque eu faço ?

      Responder
  57. Boa noite, Instalei o programa de IRPF/2021 no notebook e já havia preenchido a declaração normalmente. Porém, estou tentando acessá-lo e tá aparecendo uma mensagem de “ERRO” com apenas um ponto de exclamação. Qual o procedimento para fazer a correção?

    Responder
  58. Boa noite, Instalei o programa de IRPF/2021 e já havia preenchido algumas declarações normalmente. Porém, estou tentando acessá-lo e tá aparecendo uma mensagem de “ERRO” com apenas um ponto de exclamação. Qual o procedimento para fazer a correção?
    Obrigado!

    Responder
  59. Estou com um problema com o app, estou tentando acessar o IR 2020, mais aparece uma mensagem, q diz q não posso baixar nem imprimir a declaração, pois foi enviada de outro dispositivo, sendo q usei o mesmo aparelho pra enviar a declaração. O q posso fazer pra reverter esse problema?

    Responder
    • Ieda, tente realizar os seguintes passos:

      No Android: Transfira os arquivos DEC e REC para a pasta MeuImpostoDeRenda do armazenamento interno do aparelho e em seguida reinicie o App ou envie por email para si mesmo os arquivos .DEC e .REC como anexos . Não enviar como link, mas sim anexar os próprios arquivos no corpo do e-mail. Em seguida, abra o e-mail no aparelho e compartilhe o .DEC com o app do Meu Imposto de Renda, repita o mesmo procedimento com o .REC e em seguida reinicie o App. Na lista de declarações, verifique se os ícones DEC e REC ficaram azuis. Toque neles para gerar o recibo e declaração.

      No iOS: Envie por email para si mesmo os arquivos .DEC e .REC como anexos. Não enviar como link, mas sim anexar os próprios arquivos no corpo do e-mail. Em seguida, abra o e-mail no aparelho e compartilhe o .DEC com o app do Meu Imposto de Renda, repita o mesmo procedimento com o .REC e em seguida reinicie o App. Na lista de declarações, verifique se os ícones DEC e REC ficaram azuis. Toque neles para gerar o recibo e declaração.

      Dúvidas: [email protected]

      Responder
  60. Estou tentando finalizar a declaracao mas nao consigo continuar o preencimento, esta dando a mensagem de ocorreu um erro na autenticacao tente novamente desde ontem, ja tentei abrir pelo 3G, nao tem nenhuma atualizacao pro aplicativo nem para o celular.
    Nao sei mais o que fazer para conseguir finalizar.

    Responder

Deixe um comentário