O Meu Imposto de Renda é o aplicativo da Receita Federal do Brasil destinado aos declarantes do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF. Este aplicativo foi desenvolvido pois atualmente a maioria dos brasileiros acessa a internet via smartphones e muitos não possuem computadores em casa. Apesar do programa de declaração para computadores ser mais completo e fácil de usar, provavelmente você conseguirá fazer toda sua declaração no app Meu Imposto de Renda se assim desejar. Contudo, alguns problemas poderão acontecer durante a instalação, preenchimento e entrega da declaração. Pensando nisto, preparamos esta relação de perguntas e respostas com os principais erros ocorridos no aplicativo.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Entreguei a declaração, porém não consigo imprimir ou baixar o recibo ou a declaração e o APP informa que deu tudo certo com a entrega da declaração, mas ela foi transmitida a partir de outro aparelho. Mas estou no mesmo aparelho. O que faço?
Solução da Receita Federal: Por favor verifique se o Token da transmissão não foi removido do aparelho. Sem o Token da transmissão não é possível baixar ou imprimir a declaração ou o recibo. O Token da transmissão é um arquivo que obedece ao seguinte formato: IRPF_COMP_TRANSMISSAO_(NUMERO DO CPF)_2020.dat. Ele deverá estar nas pastas do sistema do aparelho, em: /MeuImpostoDeRenda/. Caso tenha dificuldade em localizar o arquivo, por favor instale em seu aparelho o APP ‘Files’ do Google, disponível neste link.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estou tentando entregar minha declaração, mas o APP não permite, pois ele exige o preenchimento de um código DV. O que faço?
Solução da Receita Federal: Tenha em mãos o cartão do banco onde são exibidos os dados bancários. Selecione o banco. Para agência, informe o número antes do hífen ‘-‘ que aparece no cartão do banco. Para a conta corrente, informe o número antes do hífen ‘-‘, No DV, informe o número ou letra que aparece depois do hífen ‘-‘ da CONTA CORRENTE.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Ao tentar entregar a declaração, aparece Erro 15, informando que meu CEP não está atualizado. O que faço?
Solução da Receita Federal: Verifique se o CEP, logradouro e município continuam os mesmos nos Correios. Verifique se o município vinculado ao CEP não foi informado incorretamente como Bairro/Distrito.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Sempre dá erro de comunicação com o servidor e autenticação quando abro o app no sistema Android. O que faço?!
Solução da Receita Federal: Atualize o app ‘Webview do sistema Android’ e o app ‘Google Chrome’ e tente usar somente dados móveis (3G/4G) ou somente wi-fi, feche o app do Meu Imposto de Renda e tente novamente.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Esqueci a palavra-chave da declaração e a resposta de recuperação! O que eu faço?
Solução da Receita Federal: A única forma de recuperar a palavra-chave, é pela validação da resposta de recuperação cadastrada, que deve ser idêntica a que foi cadastrada ao iniciar a declaração. A validação considera o tamanho das letras e espaços, inclusive se estão no início ou no final do texto digitado. Alguns teclados de celular incluem espaço no final e/ou marcam a primeira letra como maiúscula e o restante como minúscula automaticamente. Em outros casos, em que a maiúscula já estava selecionada como fixa, a primeira letra pode ter ficado minúscula e as demais maiúsculas. Por favor, tente novamente considerando essas possibilidades. Se mesmo assim não der certo, será possível ainda usar a opção de limpar a declaração, desde que ainda em preenchimento, a partir da lista de opções de 2020, tocando em “LIMPAR DECLARAÇÃO”, o que não exige a palavra-chave e então, após limpar, seria necessário iniciar um novo preenchimento da declaração. Se a declaração já foi transmitida, não será possível recuperá-la sem a palavra-chave.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Quando fui usar o App, mostrou na tela uma mensagem para atualizar a versão na loja de apps, mas lá não existe atualização disponível! O que fazer?
Solução da Receita Federal: Quando a atualização acaba de ser lançada, pode ocorrer alguma demora para aparecer nas lojas do Android e iOS. Por favor, tente mais tarde. Mas pode ocorre, no caso específico do Android, que algum componente desse sistema esteja desatualizado, então, tente também fazer o seguinte: abra o app da Play Store, toque nas 3 linhas do canto superior esquerdo, abra Meus Apps e Jogos, procure por atualizações de sistema pendentes e atualize. Desligue e ligue o aparelho e tente atualizar o App do Meu Imposto de Renda.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Minha DIRPF 2024 estava praticamente pronta, faltando apenas alguns ajustes. Para a minha surpresa, passei a receber a mensagem: “Erro no processamento da autenticação. Tente novamente!”. Já verifiquei alguma eventual atualização do app e reiniciei. Não adiantou. O que fazer?
Solução da Receita Federal: Neste caso, por favor tente usar somente o 3G/4G (dados móveis) e desabilitar o wi-fi. ou vice-versa, para preencher e entregar a declaração.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Fiz a declaração 2024 pelo app. Enviei e não apareceu nenhum botão para salvaguardar a entrega, ou seja, apesar de aparecer que a declaração foi transmitida com sucesso, não consigo saber o número do recibo. Preciso fazer uma retificação, como proceder se eu não tenho e-cac?
Solução da Receita Federal: Toque em 2024 para abrir a lista de opções. Toque em RECIBO para baixar o PDF do recde entrega. Com isso serão habitadas os ícones DEC e REC e o compartilhamento de arquivos da declaração.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Quando eu abro o app dá a mensagem “não foi possível comunicar com o servidor. Por favor, tente novamente mais tarde”. Começou a apresentar esse erro recentemente, porque já tinha preenchido toda a minha declaração pelo app, só falta entregar mas não estou conseguindo. Podem verificar, por favor?
Solução da Receita Federal: Abra o app da Play Store, toque nas 3 linhas do canto superior esquerdo, abra Meus apps e jogos, procure por atualizações de sistema pendentes e atualize. Desligue e ligue o aparelho e tente usar o Meu Imposto de Renda.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Retifiquei alguns IRs de anos anteriores e 2 dois apareceram um posto de exclamação em vermelho, porém quando eu clico não acontece nada. E não há qualquer tipo de informação ou dica do que seja. O que significa essa exclamação em vermelho?
Solução da Receita Federal: A exclamação significa que a declaração foi recepcionada/processada. Com isso são destacadas em vermelho as opções do recibo e extrato. O sistema envia alertas com o texto informativo sobre essas ocorrências. Isso vale para 2018 e seguintes.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estou tentando fazer minha declaração mas sempre que abro o aplicativo aparece: ERRO não foi possível fazer a comunicação com o servidor, tente novamente mais tarde. Já estou tentando a quase 1 mês e sempre aparece a mesma mensagem.
Solução da Receita Federal: Atualize os apps Webview do sistema Android e Chrome pela Play Store. Se não resolver, use somente dados móveis (3g/4g) ou somente wi-fi.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estou há três dias tentando acessar para finalizar minha declaração e após colocar a senha aparece uma mensagem dizendo que houve erro no processo de autenticação e pede para tentar novamente. O que fazer?
Solução da Receita Federal: Tente atualizar os apps webview do sistema Android e Chrome pela Play Store. Se isso não resolver, tente usar somente o 3G/4G (dados móveis) e desabilitar o wi-fi. ou vice-versa, para preencher e entregar a declaração.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Desde ontem não consigo entrar no app para dar continuidade a minha declaração de imposto de renda. Assim que coloco a senha, o app fica carregando e depois devolve com a mensagem “Erro no processo de autenticação. Tente Novamente” Já desinstalei o app, e instalei novamente e nada acontece.
Solução da Receita Federal: Tente atualizar os apps webview do sistema Android e Chrome pela Play Store. Se isso não resolver, tente usar somente o 3G/4G (dados móveis) e desabilitar o wi-fi. ou vice-versa, para preencher e entregar a declaração.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Depois que já enviei a declaração, no dia seguinte entrei p imprimir o recibo, daí, já dentro do aplicativo, ele fica pedindo a senha novamente. É isso mesmo?
Solução da Receita Federal: Pede a palavra-chave se for pela lista de opções, porque tenta baixar de novo e não pede quando toca nos ícones DEC e REC porque vai nos arquivos que já foram baixados e salvos no aparelho
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estava indo bem no preenchimento da minha declaração de imposto de renda, mas quando fui preencher o recebido acumuladamente, na opção de colocar o mês de recebimento não abre para selecionar e nem para digitar o mês, sendo que é obrigatório preencher o mês do recebimento.
Solução da Receita Federal: Por favor reduza o tamanho da fonte do aparelho para o padrão, então os botões deverão aparecer. Quando é selecionado o tamanho de fonte grande esses botões do RRA estão sendo deslocados indevidamente para a direita.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Não consigo enviar a declaração, pois diz q meu DV da CC esta errado , minha conta é da CEF. Se eu coloco BB ,o app libera, mas se eu coloco CEF, o app diz q o DV esta errado. Voces poderiam me ajudar?
Solução da Receita Federal: Informe o número da operação da conta da Caixa antes do número da conta. Se mesmo assim não der certo, por favor nos envie a foto da tela onde ocorre o problema: [email protected]
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estou com o mesmo problema “Não foi possível conectar com o servidor” não à atualizações para fazer do app, já desinstalei e instalei novamente e continua o mesmo problema, o que devo fazer?
Solução da Receita Federal: Tente atualizar os apps webview do sistema Android e Chrome pela Play Store. Se isso não resolver, tente usar somente o 3G/4G (dados móveis) e desabilitar o wi-fi. ou vice-versa, para preencher e entregar a declaração.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Ano passado fiz a declaração pelo App. Foi enviado tudo direitinho, porém não gerou qualquer arquivo DEC e REC na pasta. Com isso estou tendo que preencher tudo do zero novamente, mesmo tendo informado o número do recibo. Agora finalizei minha declaração e estou com medo de enviar e não gerar novamente.
Solução da Receita Federal: Após transmitir a declaração de 2024 informando o número do recibo de 2023, o acesso ao extrato pelo app é ativado automaticamente. Se encontrar algum problema com 2024, por favor nos envie a tela: [email protected]
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Na data de 24/04/22 tentei no decorrer de todo o dia, inclusive a noite e na madrugada do dia 25, e até o presente o momento, não consigo acessar o aplicativo. Aparece a mensagem solicitando para “Tentar Novamente Mais Tarde”.
Solução da Receita Federal: Tente desabilitar o 3G/4G (dados móveis) e usar somente o wi-fi para preencher e entregar a declaração.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Não consegui fazer a importação dos dados do ano passado, tbm não vi aquele recurso que aponta possíveis inconsistências na declaração, presente na versão desktop.
Solução da Receita Federal: Esses recursos existem no app. O arquivo DEC 2019 precisa ser compartilhado com o app e dentro da declaração, no canto superior direito, mostra se tem pendências.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Quando terminei de preencher a identificação e fui avançar, apareceu a seguinte mensagem ” Não há pendências”, o que isso quer dizer? Não preciso declarar?
Solução da Receita Federal: Significa que os campos obrigatórios foram preenchidos corretamente. Para saber se precisa declarar, por favor acesse o Perguntão no canto inferior esquerdo da tela inicial do app.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Preenchi toda minha declaração 2020. Na hora de enviar, saiu da tela e apareceu que preciso atualizar pra continuar, quando entro pra atualizar, não tem atualização nenhuma pra fazer. Eu preciso conseguir acessar minha declaração preenchida.
Solução da Receita Federal: Abra o app da Play Store, toque nas 3 linhas do canto superior esquerdo, abra Meus apps e jogos, procure por atualizações de sistema pendentes e atualize. Desligue e ligue o aparelho e tente atualizar o Meu Imposto de Renda.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: O sistema não está respondendo. parece que está fora do ar ou algo assim… A palavra chave mesmo correta, não é aceita como válida e é necessário ficar alterando. É possível verificar?
Solução da Receita Federal: A falha que mostra a mensagem de erro de autenticação, que não passa da palavra chave ou da pergunta e resposta está sendo verificada.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Todos os dias dá erro ao conectar com servidor, tente mais tarde, e a gente perde dias pra poder completar o IRPF por conta dessa falha no app.
Solução da Receita Federal: Tente atualizar os apps webview do sistema Android e Chrome pela Play Store. Se isso não resolver, tente usar somente o 3G/4G (dados móveis) e desabilitar o wi-fi. ou vice-versa, para preencher e entregar a declaração.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Em pagamentos efetuados > 70 – aluguéis de imóveis o app só aceita cadastro de cpf, mas preciso colocar cnpj. Como faço? Não encontrei nenhum contato de suporte. Meu aparelho é um Samsung s9.
Solução da Receita Federal: É no código 70 mesmo: até o 11º dígito, mostra a máscara do CPF, ao digitar o 12º dígito sai a máscara e quando é digitado o 14º dígito aparece a máscara de CNPJ. Se mesmo assim não conseguir, por favor nos envie a tela com a mensagem de erro: [email protected]
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Preciso saber como acesso ao numero do recibo do ano passado. A mensagem diz que não posso acessar pois foi enviado de outro aparelho. E não mudei de aparelho. Como faço para concluir se não tenho esse número só recibo anterior?
Solução da Receita Federal: Verifique o conteúdo da pasta MeuImpostoDeRenda dentro a área de armazenamento do aparelho. Ela deve conter os arquivos de 2023. A declaração de 2024 pode ser entregue deixando o número do recibo de 2023 em branco.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Meu celular atualizou e resetei ele, instalei o programa, cai na tela ” usuário não autorizado” mesmo sem digitar nada. O que seria esse problema?
Solução da Receita Federal: Esse erro ocorre quando por falha de comunicação com os serviços do app. Deveria ser temporário. Se continuar, por favor nos envie a foto da tela: [email protected]
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Estou com erro no preenchimento de valor no campo de pagamentos, não se trata de rendimentos e não consigo preencher com cnpj o campo esta habilitado apenas para cpf.
Solução da Receita Federal: Para informar rendimentos recebidos de um CNPJ, por favor vá em Rendimentos > Tributários, Deduções e Retido na Fonte.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Gostaria de saber se para fazer é preciso te certificado digital, ou apenas preenchimento? É a primeira vez que faço e queria fazer eu mesma.
Solução da Receita Federal: Não precisa ter certificado digital.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Eu não consigo ratificar minha declaração pois fala que minha palavra chave esta errada .Só que tenho quase certeza que esta correta,como excluir e fazer de novo?
Solução da Receita Federal: Toque em ‘Esqueceu a palavra-chave?’ para tentar recuperar a palavra-chave. O app diferencia maiúsculas, minúsculas e espaços, inclusive se estão no meio, início ou no final do texto digitado. Verifique se tem espaço no final e/ou primeira letra como maiúscula e o restante como minúscula e vice-versa.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Por favor corrijam o erro que não permite que eu coloque o mês da tributação de ajuste anual, impedindo que eu salve as informações e conclua meu IRPF!
Solução da Receita Federal: Reduza o tamanho da fonte do aparelho para o padrão, então os botões deverão aparecer. Quando é selecionado o tamanho de fonte grande esses botões do RRA estão sendo deslocados indevidamente para a direita.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Depois da última atualização só ta dando erro. Eu já estava na fase final de preenchimento e agora ta dando erro. Aparecendo que aconteceu um erro inesperado.
Solução da Receita Federal: Abra o app da Play Store, toque nas 3 linhas do canto superior esquerdo, abra Meus apps e jogos, procure por atualizações de sistema pendentes e atualize. Desligue e ligue o aparelho e tente usar o Meu Imposto de Renda.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Não consigo ver o recibo da retificação. Estou no celular onde foi feito o processo e não abre em nenhum dos dois.
Solução da Receita Federal: O recibo é liberado alguns minutos após a transmissão. Por favor tente novamente. Toque na opção Recibo, depois de tocar no ano desejado dentro da lista de declarações do app.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Só queria saber como sei q tá tá enviado minha declaração e se é obrigatório validar o dispositivo?
Solução da Receita Federal: A ativação do dispositivo é opcional e ocorre automaticamente se a declaração de 2020 for transmitida informando o número do recibo da declaração de 2019. A ativação serve para receber alertas sobre o processamento da declaração transmitida e permitir acesso ao Extrato da Declaração pelo app.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Não está fazendo a ativação do dispositivo. Apenas diz, erro tente mais tarde.
Solução da Receita Federal: A ativação servirá para acompanhar o processamento de todas as declarações do CPF entregues e depende de cadastrar primeiro o dispositivo no e-CAC em um computador. Mas quando a declaração de 2020 é transmitida pelo app informando o nr. do recibo de 2019, a ativação é automática.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Errei o ano e não tem como consertar para fazer o ano correto. Coloquei ano de 2023 sendo que estamos em 2024, ou seja tinha que por os dados na parte correspondente a 2024, pra poder declara a de 2023.
Solução da Receita Federal: Retifique a declaração do ano incorreto, corrigindo os valores informados e entregue a declaração do ano correto. Exemplo: A de 2024 considera fatos de 2023 (rendimentos, pagamentos, bens, etc), a de 2023, fatos de 2022.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Apresentando erro: Não foi possível comunicar com o Servidor. Por favor, tente mais tarde. Não tem como enviar declaração. 28/04/2020 Tentei e continua do mesmo jeito!
Solução da Receita Federal: Tente desabilitar o 3G/4G (dados móveis) e usar somente o wi-fi para preencher e entregar a declaração.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Como faço pra fazer outra senha pra acessar. Só indo lá pois a receita Federal não está funciona do. Não consigo acessar sem a senha.
Solução da Receita Federal: Toque em ‘Esqueceu a palavra-chave?’ para tentar recuperar a palavra-chave. O app diferencia maiúsculas, minúsculas e espaços, inclusive se estão no meio, início ou no final do texto digitado. Verifique se tem espaço no final e/ou primeira letra como maiúscula e o restante como minúscula e vice-versa.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: O aplicativo esta dando erro ao preencher o dígito das contas poupança da caixa econômica Federal, tentamos em mais de uma conta e o erro persiste.
Solução da Receita Federal: Informe o número da operação da conta da Caixa antes do número da conta. Se mesmo assim não der certo, por favor nos envie a foto da tela onde ocorre o problema: [email protected]
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Instalei o aplicativo, mas ele não inicia fica só carregando na tela inicial.
Solução da Receita Federal: Tente atualizar a versão do Android do aparelho. A versão mais recente do Android é a 10. Mantivemos a compatibilidade com versões mais antigas do Android para não prejudicar quem ainda estiver conseguindo usar o app com elas.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Quero saber da minha restituição vocês estão mais lentos que os correios.
Solução da Receita Federal: Na tela inicial do app toque no ícone inferior direito Outros aplicativos e em seguida em Consulta Restituição. Quando a restituição for liberada a data de pagamento sera exibida.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Depois que transmitir o arquivo fixou tudo certo e finalizou porém quando entro novamente está com um símbolo de wi-fi com cadeado sabe me informar o que houve?
Solução da Receita Federal: O símbolo de wi-fi significa que o recebimento de notificações sobre o processamento da declaração entregue foi ativado pois na declaração transmitida foi preenchido o número do recibo da declaração do ano anterior. Ao tocar no símbolo exibe uma mensagem e ao tocar na interrogação mostra os detalhes desse serviço.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Como faço para usar o certificado digital no APP e importar a declaração pré preenchida pelo empregador?
Solução da Receita Federal: O app não aceita certificado digital e não recupera a pré-preenchida. Neste caso, por favor use um computador e vá ao e-CAC > Meu Imposto de Renda(Extrato da DIRPF) > 2024 > ‘Preencher declaração online’ ou o baixe e instale o programa IRPF 2020.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Tem um erro ao lançar rendimento acumulado, o app torna obrigatório o mês, porém não permite inseri-lo.
Solução da Receita Federal: Reduza o tamanho da fonte do aparelho para o padrão, então os botões deverão aparecer. Quando é selecionado o tamanho de fonte grande esses botões do RRA estão sendo deslocados indevidamente para a direita. Qualquer dúvida, por favor entre em contato: [email protected]
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Pede atualização, tento baixar e não consigo. Fica girando, girando…e nada acontece. Já estou tentando a dias e nada acontece. Depois que relatei problemas foram prontos em ajudar. Consegui atualizar, só q pede número recibo 2019, não tenho. Vcs sabem como faço para adquirir?
Solução da Receita Federal: Isso não deveria ocorrer. Por favor, abra o app da Play Store, toque nas 3 linhas do canto superior esquerdo, abra Meus apps e jogos, procure por atualizações de sistema pendentes e atualize. Desligue e ligue o aparelho e tente atualizar o Meu Imposto de Renda.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Como falei no App não aparece a opção doenças graves para mim. Eu sei que é primeira pergunta mas não tem. Também não aparece campos apos o numero da declaração anterior como titulo e etc… Vcs estão recebendo pelo computador? No meu não está habilitado a aba Nova declaração, clico e não acontece nada.
Solução da Receita Federal: Existem duas versões para computador: uma no e-CAC, que é o Meu Imposto de Renda(Extrato da DIRPF) e outra para baixar e instalar, que é o programa IRPF 2020. Ambas disponíveis pelo sítio da Receita Federal na internet: rfb.gov.br
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Consegui fazer minha declaração ,já gerei o código cac,e autorizei acesso móvel,para ativar meu Cel,para poder abaixar a declaração,porém quando clico para acompanhar o imposto,coloco o nome do dispositivo é o código,aparece que o nome tá errado,o código tá errado.
Solução da Receita Federal: A declaração de 2020 foi entregue informando o número do recibo de 2019 a ativação é automática. Tente baixar o recibo e declaração novamente pelo app. Caso encontre algum problema, por favor entre em contato: [email protected]
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Sei a palavra-chave e o app acusa que está incorreta. Vou em “esqueci a senha” e vejo a pergunta para redefinição da senha, sei a resposta da pergunta e o app acusa que minha resposta está incorreta. Nota 0. Perdi o acesso à minha declaração.
Solução da Receita Federal: Toque em ‘Esqueceu a palavra-chave?’ para tentar recuperar a palavra-chave. O app diferencia maiúsculas, minúsculas e espaços, inclusive se estão no meio, início ou no final do texto digitado. Verifique se tem espaço no final e/ou primeira letra como maiúscula e o restante como minúscula e vice-versa.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Acabei preenchendo errado, agora tento acessar a opção de limpar ou retificar e não acessa por causa da senha, fica dando erro de notificação mesmo a senha estando certa, não consigo sair do lugar.
Solução da Receita Federal: A função LIMPAR DECLARAÇÃO, que aparece quando a declaração começou a ser preenchida, mas ainda não foi transmitida, não deveria exigir senha. Por favor, tente novamente, mas se continuar com problema, por favor nos envie a foto da tela onde isso ocorre: [email protected]
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: O app é muito bom, porém estou com uma dificuldade, não consigo declarar os pagamentos feitos em instituição no exterior. Seria o código 2, mas não aparece na lista. Podem me ajudar?
Solução da Receita Federal: Dentro da declaração, abra o menu lateral esquerdo. Abra as configurações, marque Sim para interesse no exterior, toque em salvar e procure pelo pagamento de código 2 para adicioná-lo.
Dúvida do usuário Meu Imposto de Renda: Troquei de equipamento e não consigo mais imprimir ou baixar a declaração e o recibo. O que faço?
Solução da Receita Federal: Neste caso, só há duas maneiras de recuperação:
Na internet, página do e-CAC, para quem tem certificado digital (que garante a autenticidade do usuário).
Nas unidades da RFB, após agendamento, presencialmente ou através de procuração.
Em caso de dúvidas sobre o atendimento, por favor tente diretamente pelo e-mail corporativo da unidade mais próxima da sua residência:
- Vá em: http://receita.economia.gov.br/contato/unidades-de-atendimento ;
- Role a tela para baixo e selecione a unidade da federação de sua residência;
- Role para baixo até a tabela Unidades de Atendimento-Endereço de E-mail Corporativo ;
- Localize a unidade mais próxima da sua residência;
- Encaminhe a sua solicitação para o e-mail corporativo correspondente.
Veja também os erros da conta gov.br.
Toda vez que abro o aplicativo IRPF24 no meu note com Windows 10, trava o note, consome quase 100% da memória RAM. E não abre nenhum menu do aplicativo para realizar o cadastro dos dados. Tenho que finalizar pelo gerenciador de aplicativos para o note voltar ao normal.
Ocorreu um erro inesperado na versão 1.1 do IRPF 2024 e a declaração não foi transmitida.” diz que se persistir informar a Ouvidoria da Min da Fazenda.
Ola boa tarde
estou tentando enviar pela quarta vez a declaração e apresenta erro de versão “Ocorreu um erro inesperado na versão 1.1 do IRPF 2024 e a declaração não foi transmitida.” diz que se persistir informar a Ouvidoria da Min da Fazenda.
O programa do IRPF 2024 instala no windows 2010 , mas quando eu tento abrir o mesmo, o computador TRAVA.
No preenchimento do contato aparece formato invalido para telefone. Como proceder para resolver esse problema, pois sem ele não avança o preenchimento
Oi, conseguiu resolver? Mesmo problema aqui
Não consegui reproduzir o erro que vocês estão enfrentando aqui. Qual número estão colocando?
você deve ter marcado o campo que está escrito “HOUVE MUDANÇA NAS INFORMAÇÕES DE CONTATO ?” como não, por isso o sistema não te deixa alterar os dados. desmarca e provavelmente será possível fazer a alteração.
OCORREU UM ERRO INESPERADO E O APLICATIVO SERÁ ENCERRADO.
Ocorreu um problema com o seu login
[IRPF 2022]: Ocorreu um erro durante a solicita�o de acesso a dados do contribuinte. Ocorreu um erro inesperado. Se quiser acessar novamente: retorne para o programa do Imposto de Renda
Como resolver esse problema?
Juliana,
Pode ser o antivirus do computador. Veja aqui…
https://impostoderendarestituicao.com.br/irpf-ocorreu-um-problema-com-o-seu-login/
Baixando a pré preenchida já veio com impedimento de dados que travam a remessa.
1/ Valores não reais:
** a/ informação de rendimentos tributáveis: 100.000,00;
** b/ rendimentos isentos 65 anos : 35.000,00. ( isso na informação do pagador).
*** n pre preenchida consta:
a/ ………………… 65.000,00
b/ ………………… 35.000,00.
*** mesmo acertando os valores consta o impedimento de transmissão considerando a parcela ref isenção por 65 anos.
Caso desejem analizar posso mandar as imagens por e-mail. Obrigado.
Oi, estou com problemas para importar o demonstrativo de ganho de capital no IRPF 2023. Quando abre a janela de importação, o programa não enxerga o arquivo .dbk. A janela fica em branco. Alguém saberia uma solução?
Quando clico em “Compartilhar Arquivos” em qualqer dos anos de declaração entregue, o APP retorna o erro:
“Informação
Ocorreu um erro inesperado. Será necessário reiniciar a aplicação.”
E volta para o login.
O aplicativo está atualizado, já desinstalei e instalei novamente, mas ainda assim o erro persiste.
Por favor me ajudem a minha dar formato invalido no telefone o que eu faco pra conseguir ?
A minha também, aparece isso. Não consigo enviar porque aparece essa pendência.
O meu apresentava esse problema. só consegui resolver pelo computador baixando o programa
Pra resolver o problema do formato inválido vc pede pra trocar as informações de endereço e põe um outro cep aleatório… Aí ele vai sumir o erro… Daí vc vai e digita de novo o seu cep correto q vai dar certo.
Estou tentando fazer minha declaração mais ao fazer identificação aparece formato invalido em baixo do país Brasil o que pode está acontecendo?
Eu também estou com esse mesmo problema
Boa noite estava com o mesmo problema conseguir solucionar desligando o wifi ou os dados do celular alternando entre os dois.
Eu tbm
Conseguiu descobrir?
Consigo acessar o aplicativo no entanto ao tentar começar a declaração o APP diz que devo utilizar um sistema Android ou iOS. Utilizo um Motorola G6, Android
A minha conta tem como DV o número 0, mas não aceita . A cada tentativa de colocar DV surge a mensagem de que o DV é inválido e não permite enviar a declaração ,estou cansado de tanto tentar enviar a declaração.
Provavelmente já conseguiu resolver, também tive essa dificuldade, único número que aceitou foi 6, como DV, era conta da CEF.
Instalado o programa no WIN10 64, o programa abre, porém fica a tela fixa “verificando atualização” e não sai dali
Estou com o mesmo problema!!!
ESTOU COM O MESMO PROBLEMA E NÃO CONSIGO FAZER COPIAS DAS DECLARAÇÕES!
Conseguiu resolver este problema?
Como você fez?
Declarei pelo App.Estou tentando fazer o pagamento mas que aceito os termos e aperto em entrega me diz que “Houve uma falha na transmissão.Tente novamente” ja tentei, com wifi, 4g e ate ja instalei e desinstalei.Dessa forma não vou conseguir entregar o IR.
Eu não consegui aconteceu o mesmo comigo.
O mesmo aconteceu comigo.
Minha declaração mostra como entregue, mas não gerou o comprovante ? A TRANSMISSÃO NÃO FOI CONCLUÍDA .R02 – JÁ CONSTA DECLARAÇÃO ORIGINAL PARA ESTE CPF
Emite a Declaração no entanto após o envio aparece a declaração tanto no campo “EM PREENCHIMENTO” como no campo “TRANSMITIDAS”, eu tentei emitir novamente e da a mensagem que foi emitida.
Não encontrei no App o campo para colocar meu pix ou dados bancários para recebimento da restituição… Onde fica por favor ?
Diego,
Veja aqui…
https://impostoderendarestituicao.com.br/irpf/onde-colocar-dados-do-pix-para-receber-restituicao/
E automatico seu cpf é o pix tem la dizendo
Estou preenchendo minha declaração de forma online. Entrando pelo site (ecac) ou pelo aplicativo tenho o mesmo problema: consigo fazer login, chegar à declaração de 2022, porém ao clicar no link “continuar preenchimento”, nao carrega a proxima tela. Já fiz a alteração de bronze para prata e nao adiantou. Preciso de ajuda pois minha declaracao estava quase pronta. Obrigada!
Larissa,
Já tentou usar um browser diferente?
Estou com o mesmo problema. A declaração está quase finalizada e não consigo continuar o preenchimento. É mostrado o ícone de “carregando” que logo some e então volta na mesma página. Tentei com browsers diferentes, computadores diferentes e no app do celular, todos não passam da página de carregamento.
Consegui enviar porem ao tentar imprimir o recibo e a declaração aparece erro escrito: objetc objetc
Juliana,
Tente imprimir pelo eCac como mostra o vídeo abaixo…
Bom dia Juliana! Eu tive o mesmo problema. Avaliei o app e coloquei nos comentários sobre o problema e também mandei um e-mail que consta no próprio app da receita sobre o problema. Creio que se todos que tem esse problema fizer isso a resolução será mais rápida.
Olá pessoal, eu consegui fazer a transmissão do meu IR porém, volto para imprimir o recibo e o documento e recebo um erro Atenção! Ok, ok. Já tentei várias vezes e em duas diferentes e não consigo abrir os documentos. Alguma ideia?
Marcos,
Já tentou imprimir pelo eCac?
Prezados,
Não consigo enviar minha declaração, pois acusa erro E15 – O Endereço do CPF XXX precisa ser atualizado no cadastro da Receita Federal. Sugere que seja assinalada SIM quanto a mudança de endereço. O endereço não foi alterado, porém assinalei como se tivesse e atualizei o telefone. Já reinstalei o app, estou na versão 1.3. Continua acusando o mesmo erro. Já fiz desinstalação completa. Lancei manualmente tudo outra vez e nada. Continua com o mesmo erro. Conseguem ajudar?
Ismael,
Confira nos Correios se o CEP informado ainda existe. Se estiver OK, coloque um endereço igual a uma declaração antiga sua. Se mesmo assim não funcionar, o jeito será fazer a declaração direto no eCac.
não consigo baixar o recibo de entrega e a cópia da declaração. Está aparecendo uma mensagem dizendo: erro ao tentar recuperar a segunda via…
Vinicius,
Está tentando no eCac ou no programa?
Boa noite.
O SITE – e-cac está dando erro que a declaração foi declarada em outro dispositivo, não gerando a impressão da declaração. Logo se for nos outros ícones para impressão da a mensagem que precisa de cadastro no gov.br, prata ou ouro, porém tenho cadastro ouro a mais de um mês e mesmo assim não libera a declaração completa. O pior é quando se trabalha com clientes, como vou explicar isso para o cliente.
Angelica,
Poste sua dúvida no grupo abaixo. Tem vários contadores lá respondendo perguntas…
https://www.facebook.com/groups/impostoderendarestituicao
Abri uma retificação de imposto de 2021 no E-CAC por engano que está com status “em preenchimento”, como faço para cancelar essa retificação?
Quando vou preencher o banco o aplicativo volta e diz que faltam os dados bancários.
Preencho tudo novamente e clico em enviar e a tela retorna para dados bancários, e também diz que código verificador é inválido
Aconteceu o mesmo comigo e não estou conseguindo resolver.
Pessoal,
Postem a dúvida de vocês no grupo abaixo. Tem vários contadores lá respondendo perguntas…
https://www.facebook.com/groups/impostoderendarestituicao
Não consigo colocar o CNPJ completo da empresa. Como resolver?
Luangela,
Qual CNPJ?
Boa noite
Gostaria de saber onde consigo o código de ativação do telefone celular.
Ricardo,
Mande uma mensagem para [email protected]
Estou tentando declarar o imposto de renda de 2020, e fica o tempo inteiro apresentando o erro abaixo, e isso só ocorre quando vou preencher 1 campo: “Rendimentos Recebidos”.
Mensagem do erro: “Ocorreu um erro inesperado. Será necessário reiniciar a aplicação”.
E não sai disto, preciso URGENTE resolver, pois se trata da regulação cadastral de um familiar internado com COVID, e preciso dar entrada em uma série de papeladas, que não está sendo possível por conta disto.
Natalia,
Mande uma mensagem para [email protected]
Eu estava como mesmo erro. Resolvi renomeando a pasta “MeuImpostoDeRenda” na memória interna do celular. Eu tinha feito backup dela a partir do meu celular antigo. Se eu deixar o nome como está, o aplicativo não inicializa e dá este erro.
Diego,
Boa dica!
Estou tentando recuperar minha senha mas ele não aceita a resposta da pergunta, que é muito obvia para mim. A opção que eu tenho é limpar a declaração, porém está pedindo senha para isso também. O que eu faço?
Raquel,
Entre em contato com o suporte pelo email [email protected]
Não consigo dar início à declaração porque, segundo o app, há divergências com a minha data de nascimento, sendo que sempre fiz a declaração informando a mesma data.
Estou com o mesmo erro. Enviei um e-mail e não tive resposta.
Pessoal, como o prazo já está chegando ao fim, sugiro fazer a declaração em um computador e não no celular.
Bom dia. O aplicativo que abre o programa dá ERRO e não consigo abri-lo. Se baixar o programa novamente perderei os dados das declarações que já enviei?
Grato
Carlos,
Qual erro está sendo exibido?
Existem 38 erros na pendencia da minha declaração.Todos se referem a”CNPJ da fonte pagadora está invalido”.
Solicito ajuda
Clovis,
Quais CNPJs?
Ao tentar retificar minha declaração no App ocorreu um erro, e após isso não consigo mais visualizar nenhuma das declarações já transmitidas, somente meu nome. E ao acessar o e-CAC para retificar online, recebo uma mensagem de erro dizendo que só é permitido o acesso por Android ou IOS. O que fazer?
Ana,
Entre em contato com o suporte pelo email [email protected]
Estava quase finalizando meu ir pelo app e de um dia para o outro, quando acesso, diz que preciso ativar/ autorizar o celular para continuar.
Também Estou com esse problema. O pior é que já finalizei minha declaração, mas não tenho acesso a nada e não salvei o número do recibo e ainda preciso imprimir minha darf
Aconteceu o mesmo comigo. Estava com a declaração toda preenchida. Agora não consigo mais visualizar nada. Já inclusive autorizei o dispositivo como tem pedido e nada. Me ajudem!
Pessoal,
Entrem em contato com o suporte pelo email [email protected]
Olá bom dia!
Eu não estou conseguindo dar continuidade na minha declaração
Não estou conseguindo lembrar, já coloquei de várias formas e sem resultado
Não consigo também limpar a declaração pra fazer uma nova palavra chave, porque diz que o meu CPF já tem uma palavra chave, e não posso dar continuidade na declaração sem a palavra chave!
O que devo fazer?
Jorge,
Entre em contato com o suporte pelo email [email protected]
Enviei mensagem para o email [email protected] e não recebi resposta, isso há 1 mês.
Não consigo limpar a declaração porque pede palavra chave.
Karla,
Se não te responderem, sugiro usar outro aparelho ou computador.
Boa noite, quando lanço os dados,coloco não não cônjuge e não para deficiência ou alguma coisa,e fica com ponto de interrogação como falta lançar,sendo que coloco não.
Indiara,
Poste o erro neste grupo…
https://www.facebook.com/groups/impostoderendarestituicao
Olá. Minha declaração está quase pronta, faltando apenas informar o ganho com a venda de uma ação. Esse valor foi inferior a R$ 20.000,00, portanto devo declarar em “Rendimentos isentos e não tributáveis > 20 – ganhos líquidos em operações no mercado à vista de ações negociadas em bolsas de valores…”.Porém, ao preencher todas a informações e apertar em “OK” nada acontece, a informação não é salva, como se não tivesse apertado em “OK”.
Como posso resolver esse problema?
Luana,
Estranho isto. Você já experimentou clicar em outra guia e depois voltar para ver se gravou?
Já preenchi quase toda a minha declaração, falta apenas um pequeno dado e conferir o que já foi feito para enviar, ocorre que não consigo abrir a declaração, o programa abre normalmente mas a minha declaração não. Já tentei várias vezes, em várias datas e horários mas não consigo.
Não estou usando celular e sim o PC.
Mevia,
O arquivo de dados pode ter corrompido. Tente procurar um profissional de informática para verificar na pasta de dados. Para evitar este tipo de problema, o ideal é ir fazendo backups da declaração de tempos em tempos em um local seguro. Veja mais detalhes sobre os arquivos do imposto de renda aqui.
Tenho o app no notebook e agora não abre, só aparece ERRO e uma Exclamação. Já desinstalei e instalei novamente e não adiantou. Tenho mais de 100 declarações e não sei o que fazer para não perder.
Fernanda,
Acesse a pasta C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2021\aplicacao\dados;
Mova os arquivos iddeclaracoes.conf e iddeclaracoes.xml para uma pasta de backup;
Tente abrir o programa novamente.
muito bom
Obrigado, deu super certo
Boa tarde.
Em 2020 usei o APP IRPF Android para fazer a minha declaração.
Agora, em 2021, estou querendo utilizar o APP para fazer a declaração de 2021, mas pede para atualizar o APP.
Ocorre que vou na Play Store Google e quando clico para atualizar, só aparece mensagem de erro “DEU ALGO ERRADO.TENTE NOVAMENTE”. Estou a quase uma hora tentando atualizar o APP, mas a mensagem continua aparecendo.
Eduardo,
Em vez de atualizar, tente antes fazer a desinstalação completa do aplicativo e limpeza dos dados. Em seguida proceda com a instalação.
Boa tarde!
Estou tentando acessar minha declaração para terminar o preenchimento e não estou conseguindo. Aparece a mensagem que a senha está incorreta. Mas em relação as declarações anteriores mantive a mesma senha. Não sei o que está acontecendo. Mas então tentei recuperar a senha e solicitou a palavra-chave, o problema é que esqueci a palavra-chave. Bom, resolvi tentar limpar a declaração conforme é orientado em mensagem do próprio APP, mas mesmo assim fica pedindo a bendita palavra-chave. Já fiz a limpeza do cache e dados do aplicativo, já desinstalei e reinstalei, mesmo assim não tá dando certo. O que fazer?
Rodolfo,
Mande um email para [email protected] relatando este problema.
Não consigo iniciar minha declaração, pede para eu criar a senha e a pergunta para caso eu esqueça a senha mas a senha está funcionando e sei a pergunta e a resposta mas só fica nesse looping, tento cadastrar mesmo já tendo a aparece a mensagem “Unexpected end of JSON input
Thiago,
Mande um email para [email protected] relatando este problema.
Esqueci a palavra chave e não consigo limpar a declaração para voltar a preencher do zero, porque ao clicar em limpar também pede a palavra chave
Andrea,
Tente limpar os dados e o cache do app como mostra no vídeo abaixo. Se mesmo assim não resolver desinstale o app e instale novamente. Me fala se deu certo.
Limpei cachê e dados. Desinstalei e instalei novamente e continua com mesmo problema. Seleciono limpar e pede chave.nqo dei certo.
Então não sei o que pode ser,
Mande um email para [email protected].
Se te responderem me fale aqui, mas se demorarem muito é melhor tentar em outro aparelho.
Estou selecionando a opção Limpar Declaração é mesmo assim continua pedindo a Palavra Chave. Já desistalei e instalei novamente o aplicativo é mesmo assim na da certo.
Thqis,
Tente limpar os dados e o cache do app Meu Imposto de renda, veja no vídeo abaixo como fazer…
Bom dia a todos. Pois bem, não consigo lembrar a resposta da palavra chave, e quando vou limpar a declaração o aplicativo pede a palavra chave também. Por esse motivo não consigo entrar no aplicativo. Aguardo. Obrigado.
Elson,
Poste sua dúvida neste forum…
https://www.facebook.com/groups/impostoderendarestituicao
Contadores estão resolvendo dúvidas como esta lá.
Acessei o APP Meu Imposto de Renda ontem e estava tudo normal, quando entrei novamente hoje, a declaração do exercício 2020 que estava “transmitida” agora está “em preenchimento” Atualizada em 18/03/2021.
Esse exercício já estava encerrado, entrei no e-CAC para confirmar e a situação está “Processada” entregue em 31/03/2020 17:54:40.
O que aconteceu? Como o APP reabriu esse envio?
Beatriz,
Algum bug no app. Relate o problema para a Receita Federal.
Olá! Eu li alguns comentários de pessoas com o mesmo problema. Eu preenchi a declaração e quando tento acessar aparece a mensagem (erro !). Por favor, voce sabe qual canal de suporte para esse problema? Eu já acessei o site da Receita, mas não identifiquei nada.
Eu baixei o programa IRPF 2021 no notebook como sempre faço. Já reinstalei reiniciei o computador mas nao abre o programa.
Muito obrigada
Gracia,
Alguns colegas relataram que este procedimento deu certo:
1 – Clique com o botão direito do mouse no atalho do programa;
2 – Selecione a opção “Propriedades”;
3 – Clique no botão “Abrir Local do Arquivo”;
4 – Já na janela de pastas, abra a pasta “aplicacao” e depois a pasta “dados”;
5 – Exclua os arquivos iddeclaracoes.conf e iddeclaracoes.xml.
funcionou pra mim, obrigado
Caros, eu já não sei mais o que fazer. Já fiz desinstalação COMPLETA, preenchi manualmente tudo outra vez. Estou usando a versão baixada hoje que é a 1.3. O erro simplesmente permanece o mesmo. Já apaguei os 2 arquivos sugeridos acima (.conf e .xml). Continuo com o mesmo problema. Não é possível. O problema está na aplicação. Precisam gerar uma nova versão que efetivamente corrija a causa raiz. Provavelmente o problema não é generalizado e a depender de alguma informação preenchida ele ainda acusa o bug. Precisam corrigir efetivamente e gerar uma versão satisfatória e em tempo hábil. Agradeço se puderem me orientar/ajudar a sanar minha dificuldade.
PELO AMOR DE DEUS, ME AJUDEM!
ESTOU TENDO O MESMO PROBLEMA DE MUITA GENTE AQUI!
Uso MacBook, finalizei o meu Imposto de Renda, mas na hora de enviar fala que só pode enviar se atualizar.
Acontece que ao atualizar aparece essa mensagem: “Ocorreu um erro durante a atualização do programa IRPF2021”
ENTÃO EU ESTOU EM UM IMPASSE COMPLETO!
PRECISO ATUALIZAR PARA ENVIAR, MAS A ATUALIZAÇÃO DÁ ERRO.
IMPOSSÍVEL EU DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA!
JÁ PREENCHI TUDO!
POR FAVOR ME AJUDEM!
Olá Victor,
Sugiro fazer um backup da sua declaração em uma pasta segura e depois desinstalar o programa. Feito isto limpe a pasta de instalação e baixa a nova versão e instale. Abra o programa e importe seu backup e tente enviar. Depois me fala se deu certo.
Baixe a nova versão do programa IRPF 2021 para MAC diretamente do Site da Receita. Ao abrir novamente o aplicativo voce não mais receberá mensagem para baixar a nova versão.Toodos os seus dados estarão preservados. Fiz assim e funcionou.
Tive o mesmo erro no linux. Rodei como `supersuer` no Linux e a atualização é feita com sucesso.
“`sudo java -jar irfp.jar“`
Quando o programa reinicia ele não encontra seus dados (devido ao fato de ter executado como outro usuário). Basta fechar o programa e abrir novamente como usuário normal.
Sei que é um pouco técnico, mas espero ter ajudado a outros que tb passaram por isso.
Obrigado Diogo!
Essa foi a única dica que me ajudou. Obrigado!
Para quem instalou o programa seguindo orientações do site do edivaldo brito, basta rodar o cmdo: “sudo java -Xms128M -Xmx512M -jar /opt/irpf2021/irpf.jar”.
Declarei o ano errado no meu emposto de renda como faço para arrumar?não consigo declarar o ano correto agora
Diulian,
Veja aqui…
https://impostoderendarestituicao.com.br/irpf/fiz-a-declaracao-do-ir-errada-como-corrigir/
Não estou conseguindo atualizar a versão 1.2, informa que a transferencia de arquivo foi concluída, porém depois aparece a seguinte informação: Ocorreu um erro durante a atualização do programa IRPF2021. Estou usando Macbook.
Bom dia
estou com um problema na instalação IRPF2021 – O programa foi instalado normalmente no meu notebook, Windows 10, sistema 64 btis – quando vou abrir o programa aparece a mensagem: – ” erro inesperado o aplicativo será encerrado”.
o que eu faço?
Ricieri,
Veja abaixo se o comentário do CARLOS ALBERTO TRINDADE DA ROSA te ajuda.
Olá, boa tarde! Mesmo problema de alguns colegas acima, na atualização para a versão 1.2. O arquivo é baixado porém ao tentar executá-lo ocorre algum erro durante a atualização. Não é possível entregar a declaração sem esta atualização, e assim não consigo evoluir. Possivelmente é algum erro ligado ao JAVA. Por favor alguma orientação? Obrigado.
Claudio,
Já tentou desinstalar a versão antiga antes de instalar a nova?
Bom dia.
Esqueci a palavra chave e a resposta, quando clico em limpar declaração que está em preenchimento e pede a palavra chave, e não consigo iniciar uma nova declaração.
Boa tarde!
Baixei o Programa de Imposto de renda IRPF2021 versão 1.1 no computador Mac, com a declaração totalmente preenchida, pronta para ser enviada sem ter dado nenhum problema, pendência “zero”. Entretanto aparece uma versão 1.2 de atualização, e após feito, aparece o seguinte erro: “Ocorreu um erro durante a atualização do programa IRPF2021”. Nada mais! Como proceder? Posso enviar na versão 1.1 sem problema? Obrigado!!!
Fiz a declaração via web. Foi transmitida e já esta em fila de restituição. porem toda vez que tento imprimir a declaração, fala que a declaração foi feita em outro computador e não consigo imprimir a mesma. O devo fazer?
Wesley,
Está tentando imprimir do eCac?
Boa noite, fiz o download do programa IRPF 2021 (versão 0) para o meu macOS High Sierra versão 10.13.6
(iMac – 21.5-inch, Mid 2011). Até então tudo normal. Realizei o preenchimento das informações sem problema. Apos alguns dias de uso ao tentar usar a opção “ajuda” aparece a informação: “O ICEpdf não conseguiu abrir o ficheiro especificado em /Library/Application Suport/IRPF2021/AjudaIRPF.pdf… O Ficheiro pode estar corrompido ou não ser um tipo de ficheiro suportado. Hoje(10-03-2021) ao abrir o programada tentei atualiza-lo para a versão1.2. Apareceu a mensagem : X Ocorreu um erro durante a atualização do programa IRPF2021. Estou com a minha declaração e da minha esposa concluídas . Posso enviar sem atualizar ? Desde já agradeço .
Gustavo,
Pode enviar sem atualizar.
Infelizmente, não permite enviar sem atualizar
Não consigo atualizar o programa para versão 1.2 no Mac.
Recebo uma mensagem de erro e não aceita o envio da declaração na versão 1.0.
O que faço?
Fabio,
Qual mensagem de erro?
– Boa tarde!
– Pessoal para corrigir o erro no Programa do Imposto de Renda de 2021: O programa não abre e aparece um ponto de Interrogação em vermelho.
– Clique no atalho do programa com o pontão direito e vá no local do arquivo, Aplicação, dados(dois cliques) e exclua: iddeclaraços conf. e também exclua iddeclarações. O Programa devera abrir normalmente. Abraço!
Perfeito! Estava com o problema há 2 dias.
Muito obrigada!
Cara, você é um gênio!!!
Obrigada! Deu super certo aqui!
Carlos Alberto, muito obrigada por compartilhar.
Muito obrigado!! Deu certo!
Fiz isso e a declaração que preenchi e só faltava entregar desapareceu. Consigo recuperar?
Exclui os arquivos e deu certo! OBrigadão!!!
muitissimo obrigado, deu certo!
Baixei o app IRPF2021 para Mac. De cara ele pede uma atualização do programa para ser feita ( da versão 1.1 para 1.2). Ao fazer isso depois do download ser dado como OK … na hora de reinicializar o programa aparece a mensagem “ocorreu um erro durante a atualização do programa IRPF2021”. O que devo fazer? se eu ignorar a atualização é possível preencher tudo sem problemas.. mas temo que algo possa estar errado.
Olá!
Estou com o mesmo problema do “Erro” com a exclamação. Alguém conseguiu resolver? Obrigada!
Andreia,
Veja a resposta do CARLOS ALBERTO TRINDADE DA ROSA.
Funcionou!! Muito obrigada 😉
Estou tentando entregar a declaração do notevook, entretanto, aparece a nota:
ERRO! O arquivo não foi transmitido. Nenhum dos servidores respondendo ao pedido de conexão. Como solucionar?
Grato
Rudinei,
Pode ser erro na sua internet ou erro no próprio servidor da Receita.
Tente em outro horário o envio.
esta dando esse erro quando tento enviar
ERRO! O ARQUIVO NAO FOI TRANSMITIDO. Nenhum dos servidores respondeu ao pedido de conexão. Verifique a configuração da rede se esta de acordo …
Pergunta o que pode ser ja fiz de tudo até instalei o java o programa mas continua com o mesmo erro…
Luis,
Pode ser erro na sua internet ou erro no próprio servidor da Receita.
Tente em outro horário o envio.
NO MEU CASO, PRECISEI DESATIVAR A OPÇÃO DE VPN SEGURA DO ANTIVÍRUS.
Preenchi toda a declaração e estava aguardando um documento. Quando abri novamente apareceu a mensagem de atualização. No entanto quando o aplicativo vai encerrar para completar a atualização, acusa um erro e não consigo atualizar para entregar a declaração. O que faço?
Maria,
Caso não esteja conseguindo abrir o programa novamente ou não esteja conseguindo atualizar, sugerimos desinstalar, baixar a nova versão e instalar novamente. Para não perder seus dados, faça antes um backup do arquivo iddeclaracoes.xml localizado na pasta C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2021\aplicacao\dados e faça também uma backup das subpastas que estão dentro desta pasta. Cada declaração que você fez tem uma subpasta com o nome correspondente ao CPF da declaração.
Eu baixei o programa de Imposto de renda pessoa fisica 2021 para Mac Os e, ao executa-lo, aparece uma mensagem de erro “IRPFPGD encerrou inesperadamente.”
Eu atualizei o Java mas não adiantou. Alguém sabe me orientar?
Cristiani,
Neste caso não podemos ajudar, relate o erro para a Receita Federal e envie os logs.
Depois de fazer e entregar 1 declaração em 01.03.2021 DO IRPF 2021em UM NOTEBOOK, aparece mensagem de ERRO E APENAS UM PONTO DE EXCLAMAÇÃO quando tento abrir novamente o programa.
WEBWIEW ATUALIZADO, CHROME ATUALIZADO, EXCLUI E REINSTALEI PROGRAMA IRPF 2021.
TENHO O MESMO PROBLEMA
PAULO,
Neste caso não podemos ajudar, relate o erro para a Receita Federal e envie os logs.
não estou conseguindo retificar a declaração do IR pelo app aparece mensagem de”não é possivel obter o arquivo da declaração desta plataforma. Utilize o programa gerador de declaração irpfp retificação”
Dayana,
Neste caso não podemos ajudar, relate o erro para a Receita Federal e envie os logs.
Boa noite, Instalei o programa de IRPF/2021 no PC versão Windows e já havia preenchido algumas declarações normalmente. Porém, estou tentando acessá-lo e tá aparecendo uma mensagem de “ERRO” com apenas um ponto de exclamação. Qual o procedimento para fazer a correção?
Alguém conseguiu resolver esse problema? Também não consigo acessar o sistema
Jefferson,
Neste caso não podemos ajudar, relate o erro para a Receita Federal e envie os logs.
No celular não está dando certo, aparece erro validador, transmissão não foi concluída R02, já consta declaração original, mas ao abrir a declaração no aplicativo não aparece a transmissão e nem a aba para retificar, oque eu faço ?
Conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema
Conseguiu enviar? O meu tambem ficou dando esse erro em uma das declarações e nao enviou de jeito nenhum.
Boa noite, Instalei o programa de IRPF/2021 no notebook e já havia preenchido a declaração normalmente. Porém, estou tentando acessá-lo e tá aparecendo uma mensagem de “ERRO” com apenas um ponto de exclamação. Qual o procedimento para fazer a correção?
Dayany,
Neste caso não podemos ajudar, relate o erro para a Receita Federal e envie os logs.
Boa noite, Instalei o programa de IRPF/2021 e já havia preenchido algumas declarações normalmente. Porém, estou tentando acessá-lo e tá aparecendo uma mensagem de “ERRO” com apenas um ponto de exclamação. Qual o procedimento para fazer a correção?
Obrigado!
Vinícius,
Instalou no PC/notebook?
Vinicius bom dia, estou com o mesmo problema. Vc conseguiu resolver?
Estou com um problema com o app, estou tentando acessar o IR 2020, mais aparece uma mensagem, q diz q não posso baixar nem imprimir a declaração, pois foi enviada de outro dispositivo, sendo q usei o mesmo aparelho pra enviar a declaração. O q posso fazer pra reverter esse problema?
Ieda, tente realizar os seguintes passos:
No Android: Transfira os arquivos DEC e REC para a pasta MeuImpostoDeRenda do armazenamento interno do aparelho e em seguida reinicie o App ou envie por email para si mesmo os arquivos .DEC e .REC como anexos . Não enviar como link, mas sim anexar os próprios arquivos no corpo do e-mail. Em seguida, abra o e-mail no aparelho e compartilhe o .DEC com o app do Meu Imposto de Renda, repita o mesmo procedimento com o .REC e em seguida reinicie o App. Na lista de declarações, verifique se os ícones DEC e REC ficaram azuis. Toque neles para gerar o recibo e declaração.
No iOS: Envie por email para si mesmo os arquivos .DEC e .REC como anexos. Não enviar como link, mas sim anexar os próprios arquivos no corpo do e-mail. Em seguida, abra o e-mail no aparelho e compartilhe o .DEC com o app do Meu Imposto de Renda, repita o mesmo procedimento com o .REC e em seguida reinicie o App. Na lista de declarações, verifique se os ícones DEC e REC ficaram azuis. Toque neles para gerar o recibo e declaração.
Dúvidas: [email protected]
Estou tentando finalizar a declaracao mas nao consigo continuar o preencimento, esta dando a mensagem de ocorreu um erro na autenticacao tente novamente desde ontem, ja tentei abrir pelo 3G, nao tem nenhuma atualizacao pro aplicativo nem para o celular.
Nao sei mais o que fazer para conseguir finalizar.
Tatiana,
Pode nos fornecer uma imagem da tela com o erro?