Novidades do Imposto de Renda 2023 da pessoa física

Começa no próximo dia 15 de março o período para o envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2023 à Receita Federal. A Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de declarações dentro do prazo estipulado, que vai até 31 de maio. Dentre as novidades de 2023, está a declaração pré-preenchida mais completa. Segundo a instituição, a declaração pré-preenchida deve ser utilizada por 25% dos contribuintes.

O subsecretário de Gestão Corporativa explicou o motivo da mudança no período de entrega da declaração, que este ano ficou mais extenso. “A declaração pré preenchida exige um esforço de tecnologia de cruzamento de informações internos enorme. É uma atividade que as áreas de tecnologia da Receita estão fazendo, algumas quase que manualmente, para que tenhamos o máximo possível de informação pronta para o cidadão”, apontou Juliano da Justa Neves.

No Programa Gerador de Declaração (PGD), aplicativo ou on-line, haverá a atualização dos rendimentos de Pensão Alimentícia, que foram para a Ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. A ficha de Bens e Direitos solicitará código de negociação para os bens negociados em bolsa. Além disso, o contribuinte receberá nova mensagem no recibo de entrega, informando a possibilidade de opção pelo débito automático no Meu Imposto de Renda, mesmo após o fim do prazo.

Confira a seguir as principais novidades para a declaração de Imposto de Renda 2023 da pessoa física:

  • Entrega: O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda de 2023 vai dede 15 de março a 31 de maio.
  • Obrigatoriedade: Se você apenas vendeu em bolsa abaixo de R$ 40 mil e não realizou operação com incidência de imposto não precisa declarar o Imposto de Renda.
  • Acesso: Agora você pode autorizar pessoas de forma fácil, para que elas possam fazer a Declaração do Imposto de Renda por você, inclusive pelo celular.
  • Restituição: Quem usar a pré-preenchida ou optar pela restituição via PIX terá prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.
  • Formas: Disponibilizada nova forma de acesso ao Meu Imposto de Renda, com autenticação com a conta gov.br, diretamente pelo site da Receita.
  • Pré-Preenchida: Novos dados serão importados para sua declaração pré-preenchida: bancários, fundos de investimentos, imóveis, doações e criptoativos.
  • Padrão visual: Adaptação do sistema Meu Imposto de Renda para o novo padrão de identidade visual, utilizando o design system do Governo Federal.
  • Transmissão: Foi desenvolvido um novo programa do Imposto de Renda, com informações mais completas sobre as críticas e validações para o envio da declaração.
  • Transparência: Será divulgado no site da Receita Federal os números de declarações de 2023 recebidas, atualizado a cada hora.

2 comentários em “Novidades do Imposto de Renda 2023 da pessoa física”

  1. boa noite tenho uma dúvida para receber minha restituição por meio de pix qual o campo que utilizo pois estou preenchendo e ai tem somente o campo para colocar a conta do banco e os dados

    Responder

Deixe um comentário