Prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda para Idosos e Professores

Pergunta do contribuinte: gostaria de saber uma informação, os professores não teriam preferência para receber a restituição do IRPF 2023? Por que agora saiu que são só os idosos e os portadores de alguma necessidade!

Os professores passaram a ter prioridade na fila de recebimento da restituição do imposto de renda da pessoa física, após os idosos, segundo a Lei 13.498. A lei faz alterações na Lei 9.250, de 26 de dezembro de 1995, e estabelece a ordem de prioridade para recebimento da restituição do IRPF. Os idosos continuam tendo preferência na restituição. Em seguida, são priorizados os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, ou seja, os professores; depois, os demais contribuintes. A Lei entrou em vigor no primeiro dia de 2018.

Os aposentados têm prioridade na restituição do Imposto de Renda, segundo as regras da Receita Federal. A restituição é feita priorizando as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental e portadores de doenças graves. A regra foi estabelecida na lei 9.784/99. A Receita também esclarece que o calendário de restituição é estabelecido respeitando a ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda. Isso significa que os contribuintes que entregaram a declaração nos primeiros dias do prazo serão os primeiros a receber a restituição.

prioridade recebimento restituicao

Na tabela acima extraída do site da Receita Federal, podemos ver que neste primeiro lote de restituições os professores não foram contemplados. Estão recebendo neste primeiro lote apenas os aposentados e portadores de doença grave. Desta forma, entende-se que os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério receberão a restituição no segundo lote. Aconselhamos que estes profissionais façam a consulta da restituição no lote do mês que vem.

Há que se considerar também que o fato de ter prioridade no recebimento não quer dizer que contribuinte receberá nos primeiros lotes. Há relatos, por exemplo, de aposentados que entregaram a declaração no final do abril do ano passado que receberam apenas no último lote. Portanto, a data da entrega da declaração também é importante na definição da fila de restituição. Aconselhamos que o contribuinte sempre procure entregar a declaração nos primeiros dias caso necessitem receber a restituição mais rápido.

Deixe um comentário