Restituição não creditada, aguardando reagendamento pelo contribuinte

Neste post, colocaremos as dúvidas mais comuns dos contribuintes que não receberam a sua restituição do imposto de renda 2024 e estão na situação de “restituição não creditada, aguardando reagendamento pelo contribuinte”.

Se o status na consulta do seu Imposto de Renda indicar “aguardando agendamento pelo contribuinte”, pode significar que a conta bancária informada para recebimento da restituição não corresponde à conta de titularidade do contribuinte da declaração ou seja uma conta invalida para recebimento.

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Nesse caso, será necessário resolver essa pendência para receber o valor da restituição. Para resolver essa situação, basta que o contribuinte informe os dados bancários de uma conta válida. Confira como consertar essa situação a seguir.

Como fazer o reagendamento?

Há três formas para  reagendar a restituição do Imposto de Renda:

  1. Alterar os dados cadastrais no portal e-CAC;
  2. Entrar em contato com o Centro de Atendimento do Banco do Brasil; ou
  3. Entregar uma declaração retificadora.

1.  Alterando os dados cadastrais

Se optar pela solução pelo e-Cac, siga os seguintes passos:

  • Acesse o portal e-CAC;
  • Clique em “Serviços em Destaque”;
  • Selecione “Meu Imposto de Renda”;
  • Aperte em “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”;
  • Informe os dados da conta bancária.

2.  Ligando para o Banco do Brasil

Se a restituição já estiver sendo liberada, ou seja, está em fila de restituição, será necessário entrar em contato por telefone com o Banco do Brasil ou ir pessoalmente até uma agência.

Números para contato:

  • Capitais: 4004-0001
  • Demais localidades: 0800-728-0001
  • Deficientes auditivos: 0800-728-0088

As ligações para a central de atendimento do Banco do Brasil podem ser realizadas das 8h às 21h.

3.  Entregando uma declaração retificadora

Para retificar a declaração, será necessário acessar o programa gerador da declaração do Imposto de Renda. Após alterar os dados, basta entregar o documento pela segunda vez.

No entanto, como a declaração retificadora substituirá integralmente a declaração original, a data do último envio passará a contar como a data de entrega do documento, ocasionando um possível atraso no pagamento da restituição.

Dúvidas respondidas

Pergunta do contribuinte: Não recebi a restituição, minha declaração estava em “fila de restituição” e o status mudou para “aguardando reagendamento pelo contribuinte”. O que isto significa?

Resposta: Informamos que sua restituição de Imposto de Renda é enviada para o banco, agência e conta indicados em sua Declaração de Imposto de Renda, sem ingerência do BB. Acrescentamos que o contribuinte que reside no exterior deverá indicar uma conta corrente ou poupança de sua titularidade em qualquer instituição financeira no Brasil, ou nomear procurador para receber em seu nome, em uma agência do Banco do Brasil no território nacional. Não obstante, é possível realizar um agendamento para o crédito em conta corrente BB, poupança do BB ou Crédito em outros Bancos, de acordo com sua opção, para o crédito da restituição de IRPF dentro do prazo de validade através dos seguintes canais: nas agências BB; nos terminais de Autoatendimento BB; via Autoatendimento internet; e via Central de Atendimento BB: telefones 4004-0001, 0800-729-0001 (opção 9). Informamos ainda que para as situações de restituições fora do prazo de validade, o contribuinte deverá contatar diretamente a Receita Federal.

Pergunta do contribuinte: Não recebi a restituição. Desde Setembro a minha restituição do Imposto de Renda foi liberada pela receita federal porém o Banco do Brasil não libera o crédito em minha conta, já liguei várias vezes e a informação que o banco me da é que existe o crédito porém não esta sendo creditado em minha conta por problema da Receita Federal. Fui à Receita Federal e o que eles me disseram é que o crédito está no banco e é ele que não esta Liberando o Crédito. Alguém poderia me ajudar pois já estamos em novembro e nada de resolução do problema, segue a Situação da Restituição: Aguardando reagendamento pelo contribuinte.

Resposta: Informamos que sua agência de relacionamento foi orientada para regularização de sua demanda. Esclarecemos que devido ao sigilo bancário não é possível apresentar detalhes sobre a sua demanda através deste canal, pois terceiros podem acessar dados neste site. Caso sua demanda ainda não tenha sido atendida, pedimos a gentileza de comparecer à sua agência de relacionamento para informações específicas e demais questionamentos.

Pergunta do contribuinte: Como devo proceder para receber minha restituição do imposto de renda? Pois, consulto o site da Receita Federal e diz o seguinte: situação da restituição – aguardando reagendamento pelo contribuinte! Sendo que o valor foi enviado para crédito deste o dia 15/08! Qual o próximo passo agora?

Resposta: Para fazer um novo agendamento basta comparecer em uma de nossas agências. Se for correntista do BB usar um dos caixas eletrônicos, selecionando Outras Opções > Autorização de Crédito do IRPF >Conta Corrente, ou ainda, via Central de Atendimento BB: telefones 4004-0001, 0800-729-0001 (opção 9 ou opções 8 e 8 no acesso identificado) das 8 às 21h.

Pergunta do contribuinte: Está escrito aguardando reagendamento pelo Contribuinte. O que significa? Como reagendar?

Resposta: A restituição está aguardando você ligar no BB. Ligue lá e reagenda que em 02 dias uteis já credita para você. Entre em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), das 8h00 às 21h00, ou compareça pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil. Há também a possibilidade de mudar a conta de crédito no eCac . Porém, pelo telefone é mais rápido.

10 comentários em “Restituição não creditada, aguardando reagendamento pelo contribuinte”

  1. Minha restituição foi liberada no dia 31/08/2022, porém não possuo mais a conta que eu coloquei na declaração.

    Como proceder se nos telefones do BB precisa de identificação de correntista?

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    • Juliana,

      Se após a liberação das restituições para pagamento a sua restituição não for creditada, você pode efetuar um agendamento para que o recurso seja disponibilizado em uma conta corrente ou de poupança de sua titularidade, no Banco do Brasil ou em qualquer banco. Para o agendamento em outros bancos, a impostação de dados bancários somente é permitida àqueles credenciados junto à RFB, participantes da Rede Arrecadadora. Caso a instituição escolhida não esteja relacionada no rol disponibilizado pela RFB, o agendamento necessariamente deverá ser realizado indicando chave CPF, para recebimento por meio de Pix.

      Oriento a fazer o agendamento novamente através da Central de Relacionamento BB (Opções 2.2) ou em uma das agências do BB.

      Para realizar o agendamento, o contribuinte deve informar o seu CPF e valor do imposto a restituir, acrescido de juros, enviado pela Receita ao Banco.

      Este valor poderá ser obtido pelo contribuinte no site da Receita Federal :

      https://www.gov.br/receitafederal, através do portal e-CAC
      https://cav.receita.fazenda.gov.br, acessando o serviço Meu Imposto de Renda > Extrato de Processamento, e selecionando o ano (exercício) da declaração.

      Para as situações em que o contribuinte não possua restituição pendente ou tenha informado um dos dados (CPF / Valor) incorretamente, a URA informa a mensagem Dados não conferem com a Receita Federal.

      Os agendamentos de restituições para crédito em determinadas contas de pagamento/digitais (exemplo bancos digitais e fintechs) somente pode ser feito via PIX, com a utilização de chave CPF, no Portal BB (www.bb.com.br/IRPF) ou na URA. Não é possível o agendamento para essas instituições por TED ou nas agências BB.

      Você também pode entrar em contato com o BB no 0800-729-0722, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

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  2. FIZ A DECLARAÇÃO EM MARÇO E TAVA COM PENDENCIAS, ENTREGUEI PRA NAO PERDER PRAZO, MAIS OU FINAL DE MAIO ANTES DO ENCERRAMENTO, VERIFIQUEI E RETIFIQUEI E ENVIEI E RECEBI UM COMUNICADO SOBRE A PENDENCIA E NO DIA 23 JUNHO ACEITEI A COMPENSAÇÃO PARA ABATER UMA DIVIDA MINHA E DESDE DESSA DATA SO APARECE ESSA MENSAGEM 23/06/2022
    Aguardando momento para o pagamento da restituição, QUAL LOTE SERA QUE ENTRO

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    • Olá André,
      Impossível saber em qual lote a restituição irá sair. O ideal é consultar a cada liberação de lote.

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  3. Fiz a retificação do IRPF, devido a conta bancária estar incorreta. Agora o status permanece “aguardando reagendamento do contribuinte”, liguei para o Banco do Brasil, a secretária eletrônica solicitou os dados da nova conta informando que em até um dia útil a restituição cairia.

    Minha dúvida é, o fato de eu ter Retificado via Ecac, antes de ligar interfere em algo?
    Fiz a ligação hoje, mas agora quando ligo novamente dá a ,mensagem de que não há Restituição para este CPF, isso acontece pq já aceitaram a alteração da conta corrente ?

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    • Tiffany,

      Sua declaração tem restituição a receber?

      O correto seria fazer um dos três passos a seguir:
      – Alterar os dados cadastrais no portal e-CAC;
      – Entrar em contato com o Centro de Atendimento do Banco do Brasil; ou
      – Entregar uma declaração retificadora.

      Como você fez duas intervenções (retificadora e alteração no Banco do Brasil), pode ter gerado algum desencontro de informações.

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  4. Tentei alterar os dados da minha conta para a restituição do meu imposto, no portal do eCAC mas chega num estagio que não consigo fazer a alterção.

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