Restituição do Imposto de Renda 2024

De acordo com a lei que rege o imposto de renda da pessoa física, os contribuintes que possuem seu imposto de renda descontado diretamente na fonte podem ter direito a receber a restituição. Gastos médicos e educacionais, existência de dependentes, doações e pensões alimentícias estão entre os principais tipos casos que geram restituição do imposto de renda. Saiba agora quais serão os lotes de restituição em 2024.

O calendário de restituição do Imposto de Renda 2024 terá cinco lotes, de maio a setembro. O cronograma de restituições do imposto de renda 2024 é o seguinte:

Importante destacar que não será possível informar chave PIX diferente do CPF. Ou seja, e-mails, telefones ou chaves aleatórias não podem ser utilizados para recebimento de restituição do imposto de renda e que a data e ordem do crédito seguiram as priorizações ​instituídas em lei. Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Quanto mais cedo entregar, mais cedo o contribuinte pode receber.

42 comentários em “Restituição do Imposto de Renda 2024”

  1. Enviei uma declaração retificadora, dentro do prazo solicitado, em 24/05/22, mas até o momento se encontra na base de dados, quando receberei, preciso realizar alguma ação?

    Responder
  2. Bom dia,

    Gostaria de saber se haverá outro lote residual para os impostos retificados? o 5 lote foi pago hoje e não entrei nesse grupo.
    Obrigada

    Responder
  3. Boa tarde,
    Gostaria de saber se existe uma previsão de pagamento após o último lote (5o) de restituição, para as declarações processadas com erro/atraso e que já foram regularizadas e se encontram em fila de restiruição?

    Responder
  4. Minha declaração retificadora foi transmitida em 10/05/2022 e não entrei neste 4o lote de pagamento, que vai restituir as declarações enviadas até 29/05/2022.
    Todas as retificadoras são pagas no último lote apenas?

    Responder
  5. Gostaria de saber onde informar na declaração que quero a restituição via pix. Não encontrei este campo. Obrigada

    Responder
  6. Boa noite, eu sou da marinha e meu dinheiro estava na previdência, qd fui resgatar nao sabia q tinha q declarar pois meu dinheiro eh derivado de missões e não tem imposto, acabei caindo na malha fina e sonegação de imposto… Bloquearam tudo meu, coloque na mao deum advogado que nao fez nada apenas pediu liberação, essa semana tive q ir na receita pois o advogado não tinha protocolado nem registrado nada… Pois bem regularizei tudo e o processo esta em aguadando pagamento… Minha conta e minha previdência ainda esta bloqueada, gostaria de saber setem agum prazo para esse dinheiro cair na minha conta e liberar ja tem 2 dias

    Responder
  7. Faço minha declaração simplificada. Estou fazendo outra faculdade e, gostaria de saber se posso declarar as despesas (mensalidades) na minha declaração. Meu rendimento mensal é inferior ao valor pago total, por isso estou conseguindo auxílio dos meus pais, porém não sou dependente deles.

    Responder
    • Olá! Espero poder te ajudar: O primeiro lote residual será pago em 30/10/2020. Todo último dia útil de cada mês a partir de outubro será um lote residual. A consulta pode ser feita no sítio oficial da Receita Federal. Mais alguma dúvida? Entre em contato (61) 98463-3599 ou [email protected]

      Responder
  8. Olá. Na declaração do IR diz que o dinheiro já foi creditado a partir do dia 31/07/2020 só que na minha conta bancaria não possui nada e quando ligo para o Banco do Brasil, diz que não possui IR para esse CPF. O que pode ter acontecido? Pq os dados da minha conta bancaria estão certos.

    Responder
  9. Sou professora, fiz minha declaração no início e agora na abertura de consulta dia 23/06 mas minha situação continua como processada – em fila de restituição. Desde 2018 recebo no 2° lote. Não há nenhuma pendência na minha restituição. Quando será que receberei?

    Responder
  10. Informei minha conta do Banco Inter para restituição, porém hoje foi liberada para pagamento em 30/06/20 mas informam pagamento Banco do Brasil. Consultei o portal CAC e minha conta do banco Inter está cadastrada corretamente.Será que terei que sacar no BB?

    Responder
  11. Gostaria de saber se neste segundo lote já recebo a restituição..sou professora e entreguei no início a declaração

    Responder
  12. Meu pai tem 73 e não recebeu no primeiro lote. Isso nunca havia acontecido. A declaração está na base de dados da Receita Federal com a seguinte situação:
    Processada – em fila de restituição. O que pode ter acontecido?

    Responder
    • Vi relatos de outros idosos que não entraram no primeiro lote. Acredito que neste ano o valor do lote 1 foi menor. Se está em fila de restituição não se preocupe, vai sair no lote 2.

      Responder
  13. Sou professora, entreguei a declaração no prazo, mas não entrei no cronograma. Quando acesso diz que ela foi processada e está na fila de restituição. O que pode ter ocorrido?

    Responder
  14. No ano de 2018 em meu irf foi gerado boleto que não paguei , no irf de 2020 foi gerado restituição .Minha dúvida é o boleto não pago do irf de 2018 pode implicar na restituição de 2020 ?

    Responder
  15. Selecionei por engano no App a opção Retificadora mas não queria fazê-la e agora fico impedido e volto do zero na declaração do imposto de renda?

    Responder
    • Deivid,
      Se você ainda não enviou então é possível selecionar “Declaração de Ajuste Anual Original”. Você tentou?

      Responder
  16. Oa restituição esta creditada para minha conta mas abro o aplicativo e não tem pagamento o que eu faço?

    Responder
  17. Bom dia,
    Encontro-me em uma situação estranha e peculiar junto à Receita. Minha declaração ano-base 2015 (sim, 2015) gerou restituição e, até o presente momento, encontra-se “em processamento”e não há indicativo de “pendências” no e-cac. As declarações dos anos seguintes foram devidamente processadas e não ocorreram problemas até agora. É uma situação estranha. Já se passaram 5 anos e o valor a restituir naquela declaração é significativo para mim. Que medidas tenho que adotar para receber os valores. Agradeço muito a atenção.

    Responder
    • Renato,
      Você precisa entrar no site da Receita e agendar uma ida ao posto mais próximo da sua residência. Só pessoalmente para entender o que está acontecendo.

      Responder

Deixe um comentário